Professores do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) estão incentivando que os contribuintes aproveitem a declaração do Imposto de Renda 2020 para colaborar com a causa humanitária, especialmente nesse momento de crise econômica.
Já que o governo federal prorrogou o prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda até 30 de junho, ainda há oportunidade para todos os contribuintes que tenham o desejo de ajudar instituições beneficentes que amparam crianças e adolescentes.
“As pessoas físicas devem entregar a declaração com opção pela tributação por deduções legais (modelo completo), e as pessoas jurídicas optar pela tributação com base no Lucro Real. Os recursos são destinados ao financiamento de inúmeros projetos em prol de crianças e adolescentes do respectivo município, apresentados por entidades credenciadas”, explica a professora Maria Aparecida Farias de Souza Nogueira.
A professora enfatiza que o recurso arrecadado não vai para os governos, mas é repassado diretamente ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). São os membros de um conselho municipal, fiscalizados pelo Ministério Público, que decidem como distribuir o dinheiro entre as entidades credenciadas.