A Terceira Edição da Mostra de Sabores Indígenas na Escola, acontece a partir desta quinta-feira (23) e vai até o dia 25 de novembro, na escola municipal indígena Tengatui Marangatu, localizada na Aldeia Jaguapiru em Dourados, cidade a 231 quilômetros de Campo Grande.
O evento apresentará parte do resultado das atividades em formação continuada para professores das etnias Guarani, Kaiowá e Terena com ênfase em letramento, numeramento e produção de materiais didáticos diferenciados nas línguas indígenas.
Atualmente, o Saberes Indígenas na Escola atende os municípios de Dourados, Caarapó, Coronel Sapucaia, Amambai, Paranhos, Tacuru, Maracajú, Antônio João, Sete Quedas e Bela Vista.
Segundo o professor Neimar Machado, membro da Comissão Organizadora do evento, a ideia é apresentar às comunidades escolares e oferecer à sociedade douradense a oportunidade de participar de uma mostra cultural da diversidade indígena, presente na região, e a importância de valorizar os saberes indígenas para a qualidade da educação, sustentabilidade e o fortalecimento da diversidade cultural brasileira.
A ação é um projeto em rede, que envolve a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), desenvolvido pela Faculdade Intercultural Indígena – FAIND/UFGD.