Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 08 de Dezembro de 2020, 08:21 - A | A

Terça-feira, 08 de Dezembro de 2020, 08h:21 - A | A

Dourados

Vice-prefeito eleito se reúne com secretário de saúde para discutir covid-19

Encontro foi decisivo para reverter exoneração de profissionais da saúde do combate à pandemia

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação

Guto Moreira

Secretário adjunto Jackson Leiva e vice-prefeito eleito Guto Moreira em reunião na última sexta

O crescente número de casos confirmados de covid-19 em Dourados, a disponibilidade de leitos e a manutenção de contratados para o trato da pandemia foram o foco de encontro na última sexta-feira (4) entre o vice-prefeito eleito, Dr. Guto Moreira e o secretário interino de Saúde, Jackson Farah Leiva. A cidade apresentou uma alta considerável no número de pessoas com o vírus ativo nas últimas semanas e a quantidade de leitos para UTI, em alguns dias, ficou perto da ocupação de 100%.

 

No fim de novembro, a atual administração decidiu que no dia 31 de dezembro, último dia de gestão, teria fim contratos de profissionais da saúde admitidos exclusivamente para o combate à pandemia. A justificativa seria o fechamento das dotações orçamentárias da administração municipal, o que impediria o pagamento de salários dos contratados. Profissionais atingidos pela medida procuraram o prefeito eleito, Alan Guedes, e o vice, Dr. Guto, para discutirem o assunto.

 

O vice-prefeito eleito se reuniu com o secretário e expôs a preocupação com o crescente número de pacientes testados positivo para covid-19, o que demanda o aumento de mão de obra especializada, não o corte, o que foi entendido e a decisão de encerrar os contratos será revogada até esta quarta-feira (9). “Foi muito prudente a decisão do secretário Jackson Leiva de revogar as demissões, mostrou uma postura preocupação coletiva”, elogiou Dr. Guto. Segundo ele, o assunto será tratado pela nova gestão no momento oportuno.

 

Dr. Guto afirmou ainda que essa é apenas uma das preocupações da futura gestão em relação à covid-19 em Dourados. Mantido os contratos dos profissionais, as negociações serão para aumentar o número de leitos exclusivos para a covid-19. Segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Comitê de Enfrentamento de Crise do Coronavírus, Dourados tem 892 casos ativos (número quase três vezes mais que meados de outubro) e a taxa de ocupação geral de UTI exclusiva, no domingo (6), era de 94% em relação ao total de leitos.

 

Comente esta notícia