A banda fronteiriça “Surfistas de Trem” lançou seu primeiro álbum na sexta –feira (2) em Amambai e neste domingo (4) em Dourados. Intitulado “Moderna Música da Fronteira”, o CD foi gravado com recursos do FIC (Fundo de Investimentos Culturais) da Fundação de Cultura de Cultura de MS.
Neste domingo (4), a banda se apresenta em Dourados lançando o trabalho no projeto Música Encena. O show acontece no Teatro Municipal a partir das 19h, com valores de entrada simbólicos.
De acordo com a assessoria da FCMS, o álbum “Moderna Música da Fronteira” foi gravado em 2014 em Campo Grande e contou com a produção musical de Alex Cavalheri e participação de renomados músicos do Estado. O líder da banda, João Caetano ressalta a importância do Fundo de Investimentos Culturais, para que pudessem gravar o primeiro disco profissional, “graças ao FIC conseguimos gravar este CD, pois ficaria impossível pagar as despesas. Uma banda independente como a nossa, dificilmente tem condições financeiras de arcar com toda a produção de um disco. Somos gratos a Fundação de Cultura de MS e ao Governo do Estado por terem acreditado em nós, já que que visa mais do que tudo, ser um trabalho de fortalecimento da identidade cultural da fronteira”, diz Caetano.
Ainda segundo o líder da banda, a exaltação da fronteira, sua cultura, cotidiano e peculiaridades é que inspiram os integrantes, “queremos além de homenagear os fronteiriços, chamar a atenção do público para a “fronteira cultural”, um ambiente único e diferente”, conclui.
O grupo também resolveu disponibilizar o CD para download gratuito na sua página oficial no site Palco MP
A banda ainda lamenta a falta de oportunidades de mostrar o trabalho aqui e na fronteira, uma vez que, segundo os integrantes, é feito principalmente para os “fronteiriços”. Compõem a “Surfistas de Trem”; João Caetano (Vocal), George Parah (Bateria e percussão), Alexandre Parra (Guitarra), Cleyto Vieira (Guitarra), Renan Dorta (Baixo) e Jean Caetano (produção musical).