Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Sexta-feira, 01 de Julho de 2022, 15:37 - A | A

Sexta-feira, 01 de Julho de 2022, 15h:37 - A | A

Dourados

Casa da Cultura - Espaço Guaraoby da UEMS será inaugurado nesta sexta (1º) em Dourados

Da Assessoria

Divulgação

Casa da Cultura - Espaço Guaraoby da UEMS será inaugurado nesta sexta (1º) em Dourados

Casa da Cultura - Espaço Guaraoby

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) inaugura nesta sexta-feira (1º de julho) o prédio reformado da Casa da Cultura - Espaço Guaraoby, que é gerido pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) por meio da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer (DCEL). Trata-se de um marco para o município de Dourados, uma vez que o Espaço conta com o legado do maestro Adilvo Mazzini, falecido em 2019, e considerado uma das  grandes personalidades culturais de Dourados.

O evento de inauguração terá diversas atrações culturais, sendo a principal delas a presença do duo formado cantor Geraldo Espíndola e instrumentista Marcelo Loureiro. Juntamente a eles se apresentarão outros artistas: o grupo de rap indígena Brô MC´s e o músico da UEMS, técnico José Ruivo Netto, além do poeta Emmanuel Marinho. O evento também contará com uma intervenção artística de acadêmicos(as) do curso de Artes Cênicas, Dança e Teatro da UEMS/Campo Grande.

"A inauguração da Casa da Cultura - Espaço Guaraoby é um motivo de orgulho para nossa Universidade e que promoverá uma interação cada vez maior da UEMS com a população douradense e de outros municípios vizinhos. Assumimos o legado cultural do maestro Adilvo Mazzini e acreditamos que a vivência no espaço é uma forma de manter viva a memória dele, que foi um ícone para a cultura local", ressalta o reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho.

De acordo com o reitor, as ações de cultura e extensão terão nesse local todo o suporte necessário para que a população sul-mato-grossense aproveite de formações artísticas e espetáculos. "É com honra que a UEMS recebeu este espaço do maestro Mazzini ainda em vida, e é com alegria que vamos promover este evento de reativação do espaço reformado e sob gestão e nossa Instituição", afirmou Laércio.

A pró-reitora da PROEC, profa. Dra. Erika Kaneta Ferri, informa que o espaço irá promover a cultura local e regional, "valorizando os artistas por meio de uma rede de formação de talentos na música, na poesia e na arte. A Casa da Cultura - Espaço Guaraoby será um ambiente para promover ações de natureza artística, ofertando vários cursos e oficinas numa abordagem intercultural com os diversos agentes a atores da região da grande Dourados", destaca Erika.

O espaço foi transferido pelo maestro Adilvo Mazzini à UEMS em 2014, mediante um acordo de cedência, aprovado pelo Conselho Universitário à época. O espaço cultural, com décadas de tradição no município de Dourados, abriga importante acervo histórico que compreende variedade de materiais, como instrumentos musicais, fotografias, itens fonográficos, entre outros. Referência para a arte regional, o prédio foi integrado à administração da Universidade desde aquela período e, após reformas, reabre para atendimento da população douradense e a todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

A programação da inauguração da Casa da Cultura - Espaço Guaraoby segue abaixo.

17h: Abertura do evento;

17h15: Fala das autoridades;

18h15: Abertura da exposição “Guaraoby: Arqueologia da Memória”;

18h30: Apresentações de Esquetes de alunos e alunas dos Cursos de Artes Cênicas, Dança e Teatro da UEMS/Campo Grande;

19h: Apresentação Musical “Saudações Pantaneiras” com os músicos Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro com abertura de Emmanuel Marinho;

20h: Brô Mc’s – Primeiro grupo de rap Indígena do Brasil.

 

Serviço
A Casa da Cultura - Espaço Guaraoby está localizada na Rua Monte Alegre, nº 1955. Vila Progresso, Dourados/MS.

O evento de inauguração terá início às 17h desta sexta-feira (1º de julho). A entrada é gratuita e o convite se estende a toda comunidade universitária da UEMS e população de Dourados, em geral.

Divulgação

Casa da Cultura - Espaço Guaraoby da UEMS será inaugurado nesta sexta (1º) em Dourados

..

Comente esta notícia