Cidade de Dourados recebe nesta sexta e sábado, 5 e 6 de março, a segunda edição do "Festival Jatobá - em Apoio a Técnica”. O evento promove intervenções musicais em pleno centro da cidade, sem aviso prévio de horário, aproximando a comunidade dos produtos musicais contemplados pelo edital municipal da Lei Aldir Blanc.
O principal objetivo do festival é incentivar e difundir os artistas regionais à população de Dourados. Conforme a assessoria, os artistas foram selecionados por meio de uma curadoria que priorizou a diversidade de estilos tendo em vista a projeção de artistas consolidados e a abertura de espaço para artistas que estão iniciando a carreira profissional. Entre as atrações previstas estão, “Dagata & Trio Gabiru”, “Simão Gandhy e A Máquina” e “Brô Mcs: Todas as Tribos”.
O festival recebeu recursos da Lei Aldir Blanc, que tem o intuito de apoiar o setor da cadeia econômica cultural relacionada a produtores, técnicos e gestores culturais, atingidos pelo impacto econômico provocado pela pandemia da Covid-19. A Lei federal (Decreto 10.489/20), conhecida como Lei Aldir Blanc, prevê a liberação de recursos para o setor cultural no país visando amenizar o impacto da pandemia. O nome foi dado em homenagem ao compositor e escritor Aldir Blanc que morreu em maio de 2020, vítima do coronavírus.