A série de TV “Guateka”, baseada na história do grupo de rap Brô Mc’s, está em fase de produção na cidade de Dourados há cinco semanas. Vários locais da cidade estão sendo utilizados como locações, inclusive a Reserva Indigena Jaguapiru. Formado por jovens indígenas, o Brô Mc’s tem como principal característica cantar suas músicas em português e em guarani. Ainda não há previsão de quando o programa será exibido, mas os produtores acreditam que até o fim do ano isso possa acontecer.
O projeto faz parte do programa “Brasil de todas as Telas” e foi aprovado pela ANCINE. Segundo Thiago Rotta, idealizador e diretor da série, o programa terá cinco episódios e chama atenção pela originalidade. “No início desse ano surgiu o edital da ANCINE , que contemplaria vários projetos de todas as regiões do Brasil e foi criado para descentralizar a produção audiovisual do eixo Rio- São Paulo. Foi a oportunidade que estávamos esperando. Procuramos informações do edital, que nesse caso foi diferente da maioria, ele apresentava pequenos releases para que os projetos fossem criados em cima dessas ideias entre as linhas de produção infantil, jovens e adultos, entre produtos de ficção e documentário. Foi ai que eu tive a ideia de procurar o pessoal do Bro MC’s e criar uma série de ficção que contasse a história do primeiro grupo de Rap formado por jovens indígenas”, explica.
Os atores principais são os próprios integrantes do grupo. Bruno, Clemerson, Kelvin e Charles já possuem experiência como atores pois participaram de filmes como Terra Vermelha e uma produção gravada em Bela Vista em 2015. Além do grupo, ainda fazem parte do elenco principal Higor Lobo, que produz o grupo, e a cantora Dani Muniz.
Para Bruno, a série vai ajudar a mostrar o trabalho do Brô Mc’s. “É muito legal poder contar a nossa história, em mostrar quando começamos como não foi fácil Lutamos muito até hoje para que nossa música seja levada para todos os lugares e a séria vai ajudar muito nisso”, analisa.