00:00:00 Quinta-feira, 02 de Janeiro de 2025


Dourados Quarta-feira, 29 de Agosto de 2012, 16:02 - A | A

Quarta-feira, 29 de Agosto de 2012, 16h:02 - A | A

Acadêmicos da UEMS protestam contra corte de 20%; governo diz que ensino não será prejudicado

Neide Fischer - Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) fizeram uma manifestação nesta quarta-feira (29), em Aquidauana, com faixas e narizes de palhaço com o objetivo de protestar contra uma suposta redução em 20% do orçamento para a instituição de ensino.

Participaram do protesto cerca de 150 acadêmicos. Eles solicitaram maior autonomia universitária e dizem ser contra o sucateamento da universidade e o corte do orçamento.

O protesto foi pacífico e os cartazes diziam "SOS UEMS", "redução de 20% dos desvios rendem mais", informa o site O Pantaneiro.

A mobilização faz parte da reivindicação desencadeada em assembleia da Associação dos Docentes (Aduems), após afirmarem terem feito uma série de tentativas de contato frustradas entre Associação e Governo do Estado, com negociações que envolviam, além de questões salariais, assuntos relacionados à estrutura, Plano de Cargos e Carreiras (PCC) e aposentadoria, entre outros.

A assessoria do governo do estado informou que este corte existe, entretanto não afeta os cursos e significam a redução de despesas por meio de economia nos telefonemas, uso de energia elétrica e cafezinho. Ela informou ainda que o governador André Puccinelli teve reunião ontem com membros da UEMS e demontrou que o dinheiro repassado para a instituição é maior a cada ano.

O reitor da UEMS, Fábio Edir do Santos, disse que em menos de um mês serão entregues 250 computadores para Dourados e Ponta Porã e 194 para as outras unidades no Estado. “Em um ano, serão 2 mil computadores entregues nas universidades”, afirmou.

Ele garantiu, ainda, que a economia de 20% não vai prejudicar o ensino, pesquisa e extensão e que foi firmado um convênio via emendas parlamentares que deve garantir R$1,25 milhão em computadores para todas as unidades da UEMS até 2013. 

Comente esta notícia