00:00:00 Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025


Dourados Terça-feira, 11 de Março de 2014, 18:34 - A | A

Terça-feira, 11 de Março de 2014, 18h:34 - A | A

Ações compartilhadas realizam 4.400 atendimentos em Dourados

Samira Ayub - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Durante o mês de fevereiro, a prefeitura de Dourados realizou 4.400 atendimentos de vigilância em saúde por meio das Ações Compartilhadas, que acontecem toda quarta-feira. A atividade desenvolvida em regime de mutirão para prevenção e promoção de saúde das famílias.

As atividades são realizadas a cada quarta-feira na área de abrangência de uma unidade básica de saúde da família. Participam diversos órgãos da secretaria. Os agentes saem de posto de saúde e seguem para o bairro, para fazer abordagens, além de ações desenvolvidas nas próprias unidades.

A agenda de ações compartilhadas deste ano começou no dia 5 de fevereiro, na Vila Matos, e seguiu nos bairros Jardim Flórida II e Novo Horizonte (dia 12), Seleta (dia 19) e Vila Hilda (dia 26). Em apenas um mês, a quantidade de atendimentos foi significativa.

Somente em número de pessoas abordadas para atividades educativas e de orientação, foram quase 400 por todos os órgãos envolvidos. Foram aplicadas ainda 12 doses de vacinas, realizados 46 exames e testes rápidos pelo programa DST/Aids, sendo que foram encontrados dois casos de HIV e Sífilis positivos. Também foram distribuídas 50 unidades de materiais informativos contra doenças sexualmente transmissíveis e feita a entrega de quase mil preservativos e gel lubrificantes.

Os próprios trabalhadores dos postos receberam orientações para colaborar com ações de prevenção. O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) se reuniu com 48 agentes para falar sobre o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificações). Pelo menos 44 foram capacitados sobre fluxo e conduta diante de casos de dengue e leishmaniose, além de capacitação para colaborar na detecção de novos casos de tuberculose e hanseníase.

Já a equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) fez 2.700 visitas domiciliares; encontrou e eliminou 31 focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue e notificou proprietários de oito quintais baldios por falta de limpeza adequada. Ainda foram visitados pelo Cerest 40 estabelecimentos comerciais para orientar sobre prevenção contra agravos do trabalho e quatro salas de vacina foram supervisionadas pelo Núcleo de Imunização.

A Vigilância Sanitária também visitou 60 estabelecimentos, sendo que dois foram notificados. Ainda foram lavrados dois altos de infração, apuradas duas denúncias e liberados 21 alvarás.

As ações continuam no mês de março. A primeira será realizada nesta quarta-feira (12), no Jardim Cuiabazinho. As atividades também vão ao Parque do Lago II (19) e Altos do Indaiá (26).
 

Comente esta notícia