Um acordo emergencial feito com as lideranças indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru, na manhã desta segunda-feira, chegou ao resultado da liberação da MS-156, que estava bloqueada há uma semana.
Segundo informou o prefeito Murilo Zauith, houve uma conversado com o governador André Puccinelli, e para a próxima sexta-feira, ficou marcado uma audiência às 15 horas com ele em Brasília, para chegar a um acordo quanto às reivindicações dos indígenas. “Na próxima sexta o governador vai conversar, comigo, com o Marcos Pacco e alguns lideres indígenas para que assim se consiga a um denominador comum” disse.
O acordo foi emergencial para que seja cumprida a promessa do governo estadual de fazer a manutenção das estradas da aldeia por pelo menos duas vezes ao ano, já que está se encontra em situação precária e se acaso não for resolvido, a MS-156 volta a ser bloqueada.
Estiveram na reunião os prefeitos Marcos Pacco de Itaporã, Murilo Zauith de Dourados, acompanhados pelos vereadores Elias Ishi e Roberto Massura, presidente da câmara de Itaporã e o deputado Estadual Laerte Tetila.
Neste momento quase 600 indígenas estão na rodovia ajudando na limpeza e desocupação da MS e festejando o resultado favorável da reunião.