00:00:00 Quinta-feira, 02 de Janeiro de 2025


Dourados Quarta-feira, 25 de Abril de 2012, 14:13 - A | A

Quarta-feira, 25 de Abril de 2012, 14h:13 - A | A

Aprovado pelos vereadores de Dourados o projeto de lei do "Dia da Dança"

Nicanor Coelho, correspondente em Dourados - (www.capitalnews.com.br)

Em segunda votação, o projeto de lei de autoria do vereador Dirceu Longhi (PT), que institui no calendário oficial do município o Dia da Dança foi aprovado na câmara de Vereadores de Dourados na sessão de segunda-feira (23). A data será comemorada anualmente no dia 29 de abril, quando é celebrado o Dia Internacional de Dança. Com a aprovação na Câmara, o projeto de lei segue agora para sanção do prefeito Murilo Zauith (PSB).

Conforme Dirceu Longhi, a instituição do Dia Municipal da Dança tem o objetivo social e cultural de potencializar e difundir a produção artística de dança em Dourados, garantindo maior participação e acesso da população a programas e projetos comunitários e sociais desenvolvidos por grupos folclóricos e culturais.

O vereador petista explica que através da criação do Dia Municipal da Dança, Dourados poderá desenvolver uma política de incentivo à prática desta arte, com a organização de eventos, concursos e apresentações públicas, seminários, simpósios, debates e palestras acerca da temática. “A criação do Dia Municipal da Dança surge da necessidade de valorização da dança na nossa cultura, pois esta é a arte de expressar sentimentos e ideias através da linguagem do corpo. A instituição desta data certamente será uma grande colaboração do Poder Público ao fomento desta arte, através da organização de eventos, concursos, apresentações, seminários e outras atividades com o fim de atender a dança”, enfatizou Dirceu Longhi.

O vereador disse ainda que além de ser uma forma criativa de se expressar, a dança interfere de forma direta na saúde das pessoas, ajudando a prevenir, de forma natural, saudável e divertida, várias doenças, trabalhando a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, desenvolvendo ainda a musculatura corporal de forma integrada e corporal. “A prática da dança também permite uma melhora na autoestima e quebra de diversos bloqueios psicológicos, possibilitando o convívio e aumento do rol de relações sociais, tornando-se ainda uma opção de lazer”, finalizou.

Comente esta notícia