00:00:00 Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024


Dourados Sábado, 24 de Agosto de 2013, 07:48 - A | A

Sábado, 24 de Agosto de 2013, 07h:48 - A | A

Ari Artuzi morre após luta contra o câncer

Samira Ayub - (www.capitalnews.com.br)

O ex-prefeito de Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, não resistiu ao câncer e morreu na noite desta sexta-feira (23) no Hospital Evangélico do Município. . Ari Valdecir Artuzi, de 50 anos, lutava contra um câncer colorretal descoberto em 2011, fez duas cirurgias para retirada de parte do intestino.

Segundo informações de Dourados Agora, ainda em 2011, Artuzi realizou a primeira cirurgia, e na época foi confirmada a existência de um tumor e submeteu-se a uma colectomia, que é a retirada de tecido do tumor para biopsia e, em decorrência do tumor, uma parte do intestino grosso foi retirado. Neste ano, em junho, o ex-prefeito passou pelo mesmo procedimento.

A doença alterou a rotina do ex-prefeito que fazia acompanhamento nutricional, mas descuidava da alimentação e era internado às pressas. Recentemente, Artuzi evitava ingerir alimentos sólidos, consumindo apenas sopas, fritas e verduras. Quem cuidava da alimentação era sua mulher, Marinete Bezerra.

Ari Valdecir Artuzi nasceu na cidade gaúcha de São Valentim e mudou-se para Dourados em 1992, período em que trabalhou como cabo eleitoral de seu tio, Dioclécio Artuzi, até 1996. Em 2000, Ari Artuzi disputou uma vaga na Câmara Municipal e foi eleito vereador.

Em 2002 disputou novas eleições, agora para a Assembleia Legislativa, e é eleito deputado estadual pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), e em 2006 pelo PMDB. O ex-prefeito trocou várias vezes de legenda, sendo que em setembro de 2007 sai do PMDB para entrar no PDT, legenda pelo qual foi eleito como chefe do executivo municipal.

Em julho de 2009, a Polícia Federal prendeu 42 pessoas na Operação Owari, entre eles, assessores, secretários municipais e o vice-prefeito. Um ano depois, em 2010, Artuzi foi preso temporariamente pela Polícia Federal na Operação Uragano, acusado de chefiar um esquema de fraude em licitações para desviar dinheiro público.

O ex-prefeito, Carlinhos Cantor, oito vereadores, secretários municipais e prestadores de serviços também foram detidos, mas até hoje, ninguém foi condenado.

Velório: O corpo de Ari Artuzi será velado no Memorial Primavera, na avenida Marcelino Pires, em Dourados, e o enterro deve acontecer na cidade natal, no Rio Grande do Sul, no domingo (25)

 

Comente esta notícia