Os dados são animadores para os comerciantes douradenses que poderão vender aproximadamente R$ 4 milhões em produtos relacionados à Páscoa e a Semana Santa como ovos de chocolate e peixes. A constatação é de uma pesquisa de opinião pública encomendada pelo Sindicom (Sindicato do Comércio Varejista de Dourados) e Fecomércio (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul em parceria com a Fundação Manoel de Barros e a Universidade Anhanguera-Uniderp.
Conforme a pesquisa em 2012 durante a Páscoa e Semana Santa os douradenses vão gastar em média R$ 64,00 por presente. A economista da Fecomércio, Regiane Dedé de Oliveira, que esteve na manhã de hoje em Dourados divulgando a pesquisa “na avaliação de 43% dos sul-mato-grossenses, a Páscoa é uma festa cristã que remete ao consumo de peixes”.
Segundo ela esta preferência alcança 62% dos entrevistados, dos quais 79% consumirão peixe fresco e 21% peixe seco. Em Dourados foram ouvidos duzentos consumidores no período de 12 a 16 de março de 2012.
A pesquisa indicou que o comércio de Dourados será beneficiado na semana da Páscoa com mais de R$ 4,2 milhões circulando nas compras de ovos e chocolates. Cerca de 82% da população economicamente ativa irá às compras de ovos ou chocolates. Pesquisa indicou ainda que a forma de pagamento preferida será a vista, sendo que 66% pagarão em dinheiro, 30% em cartão de crédito e 3,5% com cartão de débito. A pesquisa detectou que o pagamento em cheque será de apenas meio por cento, diminuindo assim o risco de inadimplência.
Regiane afirmou que o consumidor pesquisou os preços de ovos e comparou com os do ano passado. Segundo a pesquisa “56% dos entrevistados indicam que os preços estão mais caros, 24% não perceberam alteração de preços enquanto que 1% disse que estão abaixo, no entanto mais de 19#% dos consumidores são sabem comparar os preços, pois não se lembram de quando custava no ano passado”.
Com relação aos pescados a pesquisa indicou 61% dos consumidores deverão comprar peixes, sendo que poderá ser 66% de fresco. O Pintado é a escolha de 17% dos entrevistados, seguido do pacu (27%) e do Bacalhau (21%). Segundo a economista isto deverá ativar os supermercados e as lojas especializadas em peixe, movimentando o comércio antes do dia 6 de abril e proporcionando uma entrada de caixa no comércio douradense.
A pesquisa indicou ainda que 54% da população deverão permanecer em Dourados enquanto que 23% deverão viajar escolhendo viajar para fazendas, sítios ou pesqueiros da região ou para Campo Grande.
O presidente do Sindicom, Walter Castro destacou a importância da pesquisa para o comércio local que passa a ter um balizamento de suas vendas e poderá planejar futuras promoções da Semana Santa ou de outras épocas comemorativas.

A economista da Fecomércio, Regiane Dedé de Oliveira e o presidente do Sindicom, Walter de Castro anunciando resultada da pesquisa de Páscoa em Dourados
Foto: Nicanor Coelho/Capital News