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Dourados Sexta-feira, 21 de Junho de 2013, 09:34 - A | A

Sexta-feira, 21 de Junho de 2013, 09h:34 - A | A

Audiência apresenta traçado da Ferroeste

Nicanor Coelho, correspondente em Dourados - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Audiência Pública hoje apresenta três propostas de traçado da Ferroeste (EF - EF 484). O evento acontece a partir das 14h na Câmara de Vereadores de Dourados e conta com a presença do diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) Jorge Bastos, além de técnicos e diretores da EPL (Empresa de Planejamento e Logística).

De acordo com os Estudos iniciais, a EF 484 (Ferroeste) deverá custar R$ 9.937.967.165,00 (nove bilhões, novecentos e trinta e sete milhões, novecentos e sessenta e sete mil e cento e sessenta e cinco reais), totalizando R$ 11.9 bilhões em custos para o Governo Federal.

Ainda de acordo com as três propostas de traçado o novo ramal atravessará Mato Grosso do Sul e Paraná, podendo abranger os municípios sul-matogrossenses de Sidrolândia, Maracaju, Dourados, Itaporã, Caarapó, Amambai, Juti, Naviraí, Iguatemi, Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo e Japorã. No Paraná, serão impactadas as cidades de Guaíra, Terra Roxa, Nova Santa Rosa, Maripá, Toledo, Tupãssi, Cascavel, Catanduvas, Ibema, Campo Bonito, Guaraniaçu, Nova Laranjeiras, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Virmond, Cantagalo, Goioxim, Candói, Guarapuava, Inácio Martins, Prudentópolis, Irati, Rebouças, Fernandes Pinheiro, São João do Triunfo, Palmeira, Lapa, Porto Amazonas e Balsa Nova.

A Ferrovia, que terá uma extensão de 990 quilômetros, já passou por estudos iniciais e ingressa em fase de coleta de subsídios através desta audiência pública. Na prática, é a oportunidade que a população terá para opinar sobre os traçados e escolher um deles.
A implantação das duas ferrovias deve causar queda de pelo menos 30% no custo total do produto industrializado em Dourados e região. A expectativa é do vice-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) Sidney Petteri Camacho. Ele explica que hoje o custo do transporte representa 50% do que a indústria gasta no produto final. São fretes, combustível e uma série de tributos que oneram o produto. Para ele, a implantação da ferrovia, vai diminuir custos da produção chegando 20% mais baratos ao consumidor final, além de aumentar a competitividade de Mato Grosso do Sul no cenário internacional. “O aumento da exportação significa mais emprego e mais renda para os municípios, Estado e União”, destaca, observando que 60% do total produzido em MS ainda é feito pelo transporte rodoviário.

Região

A possibilidade da implantação da Ferroeste em Mato Grosso do Sul gera boas expectativas na Região. O prefeito de Caarapó, Mario Valério, se diz empolgado. Ele diz que vai conhecer o traçado, defender que passe por Caarapó e pretende levar ao conhecimento da população através de audiência pública no município. “Nossa proposta é levar para Caarapó todo o conhecimento possível sobre a Ferroeste para que a população possa acompanhar e ajudar neste processo”, destaca.

Itaquiraí

O prefeito de Itaquiraí, Ricardo Fávaro Neto, diz que a Ferroeste passando pelo município, ou próximo, representa mais desenvolvimento e geração de emprego e renda. “Hoje, Itaquiraí se destaca no agronegócio, através do milho, soja e mandioca. A ferrovia vai facilitar e baratear os custos da produção e isto se reflete na mesa do consumidor final que vai pagar mais barato pelo produto final. Com custos mais em conta, o município também poderá produzir mais e aumentar a competitividade no mercado. Outro benefício é que o ramal ferroviário poderá atrair novas indústrias, o que significa mais emprego e melhor qualidade de vida para a população”, destaca.

Naviraí

O prefeito de Naviraí, Leo Mattos, diz que a ferrovia será um marco histórico para a lojística do Estado, baixando os custos de produção e incentivando indústrias como a Copasul, os frigoríficos e fecularias. Ele diz que pretende lutar para a criação do porto seco no município por entender que ele representa desenvolvimento.

Economia

Além da Ferroeste, MS discute a implantação da Ferrovia Norte Sul. A implantação das duas estradas de ferro estão previstas para iniciarem em 2014, com término em 2019.
O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Marisvaldo Zeuli, diz que a falta de logística é a principal dificuldade para o produtor que exporta. “Os custos são exorbitantes com o transporte rodoviário. Tanto os produtos que chegam quanto os que são exportados têm um custo muito alto. Para se ter uma idéia, hoje o produtor precisa pagar o mínimo de 1 mil quilômetros até o Porto Paranaguá”, diz.
 

O economista Gilmar Cândido Alves, da A&G Assessoria Econômica e Financeira de Dourados, acredita que os impactos de uma ferrovia de modo geral são positivos. “ Os benefícios vão desde o transporte até o uso das rodovias, onde o poder público pagará menos de manutenção”, destaca.

Vice-presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, o deputado federal Geraldo Resende (PMDB) vem desde 2011 se reunindo com os ministros dos Transportes que se sucederam, para que Mato Grosso do Sul seja contemplado com linhas férreas principalmente a região da Grande Dourados, responsável por 55% da produção de grãos do no Estado. “Transportamos muito mal nossas riquezas. Hoje, parte do suor e do esforço do Brasil que dá certo, que produz da forma mais tecnológica, se perde ao longo de rodovias, na fila dos portos, no preço crescente do frete, na demora, no desperdício e na perda de mercados por não conseguirmos cumprir os prazos”, disse.

O prefeito Murilo Zauith defende a implantação de ramais ferroviários em Dourados desde quando era deputado federal e depois como vice-governador. Durante sua carreira política, teve atuação firme e constante em favor desse grande projeto. Agora, como prefeito, participa ativamente das ações para garantir a ligação férrea do município até os portos do Paraná e São Paulo. “A audiência hoje é mais uma oportunidade para nós representantes políticos e da sociedade nos manifestarmos em defesa da inclusão do município no traçado definitivo, tanto da ferrovia ligando Estrela D’Oeste a Dourados quanto da ligação de Maracaju com Cascavel”, afirmou o prefeito.
 

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