00:00:00 Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025


Dourados Segunda-feira, 07 de Abril de 2014, 16:13 - A | A

Segunda-feira, 07 de Abril de 2014, 16h:13 - A | A

Caem de mil para cinco os casos de dengue em Dourados

Da Redação (JR)

A cidade de Dourados registrou uma queda considerável nos casos de dengue em 2014. Foram somente cinco de janeiro e março, enquanto no mesmo período do ano passado o município já contabilizava 1.311 casos. A redução é resultado, principalmente, do trabalho intenso de prevenção realizado pela prefeitura através da Secretaria de Saúde.

“Este número é muito positivo e mostra o resultado de um trabalho incessante de prevenção determinado pelo prefeito Murilo e feito neste verão, para que Dourados não vivesse uma epidemia da doença”, destacou o secretário de Saúde Sebastião Nogueira.

Durante estes três meses, os agentes visitaram 140.216 imóveis. Foram encontrados pelas equipes 2.703 focos (depósitos com larvas), sendo estes eliminados ou tratados para que o mosquito transmissor da doença, Aedes aegypti, não se desenvolvesse. Ainda foram contratados 20 agentes temporários para reforçar as equipes.

“Este ano tivemos uma concentração menor de chuva em dezembro e janeiro, o que colaborou com os números. Mas, a grande responsável pela queda é mesmo a estratégia adotada. Trabalhamos muito a prevenção nos distritos, que no ano passado registraram muitos casos, além de fazer mutirões semanalmente nos bairros com maior incidência”, destacou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Fernando Bastos.

As visitas atingem, inclusive, imóveis fechados de responsabilidade de imobiliárias e quintais baldios. Além das atividades de rotina realizadas pelos agentes, foram feitos mutirões concentrados em algumas áreas da cidade, trabalho de prevenção aos sábados e participação nas Ações Compartilhadas, realizadas pelos órgãos de vigilância e atenção básica todas as quartas-feiras.

Apesar dos números muito baixos, a secretaria alerta para que a população não deixe de cuidar dos próprios terrenos. “Muitos dos focos encontrados são em locais que não dependem da chuva para ter água parada, como vasos de plantas e lixo. Então, o cuidado com os quintais deve continuar, para que possamos manter os índices baixos”, afirmou Bastos.

As ações da secretaria nesta área vão continuar. Além das visitas de rotina, também haverá mutirões nas regiões em que houver concentração de casos notificados de dengue. As Ações Compartilhadas e o trabalho aos sábados continuam até o final do ano.
(Fonte: Prefeitura de Dourados)

Comente esta notícia