00:00:00 Terça-feira, 10 de Setembro de 2024


Dourados Segunda-feira, 19 de Maio de 2014, 15:08 - A | A

Segunda-feira, 19 de Maio de 2014, 15h:08 - A | A

Campanha de vacinação contra gripe encerra nesta terça-feira

Samira Ayub - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A campanha nacional de vacinação contra a gripe encerra nesta terça-feira (20) em Dourados. As doses permanecem disponíveis nas unidades básicas de saúde da família das 7h às 11h e das 13h às 17h. A vacina é aplicada na população considerada de risco.

Segundo informações da prefeitura, o município já vacinou 77% do público alvo, sendo que a meta é 80%. O índice está acima da média do Estado (60%) e do país (52%).

Devido à cobertura vacinal não ter sido atingida em âmbito nacional, o Ministério da Saúde prorrogou por duas vezes o prazo de encerramento da campanha.

O período de imunização da população terminaria no dia 9 de maio, mas, foi prorrogado até o dia 16. Como muitos municípios brasileiros não atingiram a meta neste tempo, o ministério deixou em aberto para que cada cidade determinasse o prazo final da campanha conforme sua demanda.

“Nós estabelecemos esta terça-feira porque acreditamos que até lá é possível conseguir atingir a meta de cobertura vacinal. Mas, precisamos da colaboração do público alvo que ainda não procurou os postos”, lembrou Carla Cristina Ribeiro da Silva, coordenadora do Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Dourados.

Devem tomar as doses, idosos (com 60 anos de idade ou mais), gestantes, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, profissionais de saúde, doentes crônicos, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) até 45 dias após o parto, e indígenas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina protege contra “os três subtipos do vírus da gripe recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B)”. As doses são aplicadas antes do inverno porque a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a pessoa tomar a vacina.
 

Comente esta notícia