00:00:00 Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024


Dourados Segunda-feira, 04 de Maio de 2015, 14:23 - A | A

Segunda-feira, 04 de Maio de 2015, 14h:23 - A | A

Campanha trânsito

Campanha Maio Amarelo começa nesta terça (5) na Avenida Marcelino Pires

O objetivo é reduzir as estatísticas de acidentes, Brasil aparece na quinta posição no ranking dos países com trânsito mais violento

Melissa Schmidt
Capital News

Arquivo

Campanha Maio Amarelo começa nesta terça (5) na Avenida Marcelino Pire

 

 

Começa nesta terça-feira (5) em Dourados a campanha ‘’Maio Amarelo’’, cujo tema será  “Gentileza com Segurança”.  A realização é do Departamento de Educação da Agetran (Agência de Transporte e Trânsito de Dourados), e terá uma vasta programação que envolve palestras e atividades de orientação.

 

Segundo o coordenador de Educação da Agetran, Cristian de Jesus Lelis, o objetivo da campanha é a formação de condutores mais conscientes, pois é uma das soluções para reduzir as estatísticas de acidentes.  “A campanha serve para os condutores e pedestres refletirem sobre as consequencias do comportamento no trânsito”, alerta.

 

‘’Maio Amarelo’’ é um movimento internacional que nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O poder público e entidades da sociedade civil estarão envolvidos no movimento. A iniciativa foi criada no ano passado e já conta com 500 parceiros em 18 países.


A campanha segue em todo o mês de maio e a programação em Dourados começa com uma blitz educativa enfocando o cinto de segurança e celulares. A ação será realizada na Avenida Marcelino Pires (nas imediações do Terminal Rodoviário), às 9h.

 

Em Campo Grande a campanha deveria ter iniciado hoje pela manhã, mas por causa do mau tempo ficou para a próxima quarta-feira (6). Haverá abordagem educativa no cruzamento da Avenida Afonso Pena com 25 de Dezembro.

 

ACIDENTES
Segundo levantamento da segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil aparece na quinta posição no ranking dos países com trânsito mais violento: em média são 44 mil vítimas por ano. Os acidentes também aparecem como uma das principais causas de morte violenta de jovens entre 19 e 25 anos e está no topo da lista na faixa etária de 10 a 14 anos.


De acordo com levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária, os acidentes custam, ao país, cerca de R$ 16 bilhões por ano. O valor contabiliza, por exemplo, gastos nos atendimentos de saúde, em pagamentos de seguros e indenizações.

Comente esta notícia