Produtores rurais, industriais, representantes de fornecedores de máquinas e equipamentos e dirigentes de entidades apoiadoras ou parceiras estão em Dourados para participar da sexta edição do Congresso da Cana de Mato Grosso do Sul – Canasul. O principal objetivo do evento é garantir com incentivos fiscais a atração de cada vez mais indústrias, aproveitando as vantagens naturais que Mato Grosso do Sul já possui.
O panorama de Mato Grosso do Sul no setor atualmente é de 716 mil hectares de terras destinadas ao cultivo de cana-de-açúcar. A estimativa é que o Estado produza 38,60 mil toneladas na safra 2012/2013, o que representa um incremento de 14% sobre a safra passada que foi de 33,7 mil toneladas. O setor é responsável por 30 mil empregos gerados no campo.
Pelo lado do empresariado, a proposta é continuar apostando no Estado como uma nova e vantajosa fronteira para esse tipo de negócio. O governador do Estado Andre Puccinelli destacou que o congresso representa “a busca do governo pela diversificação da matriz econômica”, iniciativa que resultou em uma grande expansão desse ramo industrial nos últimos anos.
Um dos focos nesta edição do congresso é encontrar formas de inserir as pequenas e micro empresas na cadeia produtiva da agroindústria da cana. A rodada de negócios será o fórum para essa discussão, reunindo ao menos dez usinas e mais de uma centena de empresas de pequeno porte.
O presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), Roberto Hollanda Filho, disse que o Canasul servirá para discussão ampla sobre a retomada do setor sucroenergético, com a superação de algumas dificuldades, e o fortalecimento de investimentos. A Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul, parceira da Biosul na realização do congresso, atribuiu à união de produtores e agroindústria o sucesso e as boas perspectivas para o setor.
Para o diretor de Cana-de-Açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cid Caldas, uma importante ferramenta de incentivo do governo federal são os recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para os produtores de cana. O 6º Canasul continua até quarta-feira (24).