00:00:00 Segunda-feira, 28 de Abril de 2025


Dourados Sexta-feira, 31 de Agosto de 2012, 09:21 - A | A

Sexta-feira, 31 de Agosto de 2012, 09h:21 - A | A

Cemitério indígena da Aldeia Jaguapiru é consumido pelo fogo em Dourados

Nicanor Coelho, correspondente em Dourados - (www.capitalnews.com.br)

Um incêndio no fim da tarde desta quinta-feira (30) destruiu o cemitério da Aldeia Jaguapiru, em Dourados (230 km de Campo Grande, na região Sul do Estado). Os indígenas já estavam em suas casas quando as labaredas puderam ser vistas pelos motoristas que passavam pela rodovia MS 156 que liga Dourados a Itaporã .

Durante mais de três horas as chamas bailaram ao som do vento, teimando em queimar a vegetação que envolvia os túmulos dos antepassados Guarani, Terena e Caiuá.

Avisado do sinistro, o Corpo de Bombeiros não pode aparecer no cemitério para interromper as chamas sob a alegação que a corporação tem apenas um caminhão contra incêndio para atender incontáveis chamamentos da população para apagar incêndios na vegetação seca.

Na manhã desta sexta-feira (31),  o sol ressurgiu mostrando arbustos e árvores queimadas e ainda um pouco de fumaça que sobrou das chamas de ontem. Os túmulos feitos de cimento e tijolos amanheceram repletos de cinza enquanto que “nada” sobrou das sepulturas simples com cruzes de madeira que se transformaram em carvão.

Clique na imagem para acessar a galeria

Os túmulos do cemitério indígena da Aldeia Jaguapiru amanheceram em cinzas nesta sexta-feira
Foto: Nicanor Coelho/Capital News

Comente esta notícia