00:00:00 Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024


Dourados Quinta-feira, 27 de Junho de 2013, 11:16 - A | A

Quinta-feira, 27 de Junho de 2013, 11h:16 - A | A

Chamamé abre a 36ª Festa Junina de Dourados

Da Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A 36ª Festa Junina de Dourados começa nesta sexta-feira (28), com o Concurso de Dança de Quadrilha e o 1º Festival de Chamamé, no estacionamento do Estádio Douradão. A primeira atração será o Concurso de Danças de Quadrilha, às 19h. Na sequência começam os shows locais. Depois sobe ao palco Tostão Mineiro e para encerrar a noite tem Marlon Maciel.
 
“Atendendo a determinação do prefeito Murilo, a Festa Junina deste ano será aberta com o chamamé, uma música que tem raízes na Argentina e no Paraguai, mas que se tornou uma marca do povo sul-mato-grossense, ao agregar os valores culturais dos dois países vizinhos”, apontou o secretário de Cultura Carlos Fábio Selhorst dos Santos.
 
Quadrilha

A Dança de Quadrilha terá na sexta-feira as apresentações do CEIM Mário Kumagai às 19h, Escola Municipal Lóide Bonfim Andrade às 19h30, a Secretaria de Planejamento às 20h e a Escola Floriana Lopes às 20h30.
 
No sábado acontece nova apresentação, com a participação da Escola Franciscana Imaculada Conceição (categoria Bombinha) às 18h, Escola Municipal Sócrates Câmara às 18h30, Centro de Convivência do Idoso às 19h; Escola Imaculada Conceição (categoria Festim) às 19h30 e da Escola Decisivo Anglo às 20h.
 
Segundo o regulamento, é obrigatória a presença de no mínimo oito casais em cada apresentação da quadrilha.
 
A premiação acontece no domingo e os vencedores levarão além de um troféu um prêmio em dinheiro de R$ 500, igual para todas as categorias.
 
A quadrilha será disputada nas categorias Traque (Educação Infantil/Ceims), Chuvinha (Escola do 1º ao 5º Ano), Bombinha (Escola do 6º ao 9º Ano), Festim (Escola do Ensino Médio), Rojão (Ensino Superior), Melhor Idade (Acima de 60 anos) e Instituições (Lions, secretarias municipais, estaduais, clubes de serviços, associações, entidades de classe e outras).
 
Shows

Após a apresentação das quadrilhas acontecem os shows. A primeira parte será por conta de artistas locais.  Logo depois dos douradenses, sobe ao palco um dos nomes mais requisitados para apresentações em festas e bailes, Tostão Mineiro. Por último, encerrando a noite, Marlon Maciel, um dos mais reconhecidos chamamezeiros de Mato Grosso do Sul, cantor de sucessos como “Soy El Chamamé”, garante a animação da primeira noite da 36ª Festa Junina de Dourados.
 
Menores de idade
Conforme a portaria da Vara da Infância e da Juventude, será permitida a entrada de menores de 18 anos, porém algumas regras deverão ser obedecidas. Adolescentes maiores de 16 anos poderão ir sozinhos. Já os jovens de 12 a 16 anos só poderão participar estando acompanhados de seus pais ou de maiores que tenham autorização expressa, reconhecida em cartório. Neste caso eles terão que estar, obrigatoriamente, acompanhados destes responsáveis durante todo o tempo em que estiverem na festa.
 
É importante ressaltar que os menores encontrados sem acompanhantes serão retirados do recinto e somente entregues aos seus pais, que estarão sujeitos à multa de um a vinte salários mínimos.
 
Finalmente, lembra Carlos Fábio, “é expressamente proibido, tanto a venda quanto o consumo de bebidas alcoólicas por menores, estando os envolvidos sujeitos às sanções penais cabíveis”.

Comente esta notícia