A Prefeitura de Dourados e o Sebrae/MS desenvolvem desde 2011 o APL (Arranjo Produtivo Local) Moda Dourada. O comparativo de resultados de 2012 para 2013, apurados pela Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável), confirma a importância do APL no apoio à produção.
O faturamento das 11 empresas participantes do APL em 2013 foi de R$ 2,88 milhões contra o R$ 1,06 milhão de 12 empresas que participavam em 2012. Apesar de uma empresa ter deixado o grupo, o faturamento cresceu 170% de um ano para outro. O acréscimo foi de R$ 1,81 milhão no caixa das empresas.
“O APL faz parte da proposta do prefeito Murilo de apoiar as empresas para que cresçam de forma sustentável e gerem cada vez mais empregos de qualidade”, explica Neire Colman, secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável. “O Murilo entende que o papel do poder público é oferecer a infraestrutura, a mão de obra qualificada e apoiar na organização e gestão para que o empresário tenha condições de crescer”, acrescenta Neire.
A produção de peças pelas empresas do APL cresceu 24,5% de 2012 para 2013. Mesmo com menos uma empresa, a produção saltou de 4.752 para 5.910. O número de peças produzidas a mais e colocadas no mercado de um ano para o outro foi de 1.158.
As empresas também geraram juntas 12 novos empregos em 2013. Mesmo com uma empresa saindo do APL, o número de empregados cresceu 5%, saltando de 204 para 216, com destaque para o aumento de funcionários registrados e queda de prestadores de serviços.
De acordo com Regiane Ormeni Marques, diretora de Indústria da Sendes, já estão sendo feitas visitas para ampliar o número de empresas no APL. Essas ações são feitas conjuntamente com o Sebrae/MS e o Sinvesul (Sindicato das empresas do vestuário da região sul de Mato Grosso do Sul). Os interessados podem procurar a secretaria, na Avenida Weimar Gonçalves Torres, 1.680-B, no centro de Dourados, ao lado do edifício Adelina Rigotti.
No APL, segundo Regiane, as empresas têm apoio na gestão administrativa e financeira, marketing, desenvolvimento de coleção, planejamento, marcas e patentes, qualidade, preço e estoque. O APL também organiza ações de mercado. Pelo grupo, as empresas conseguem contratar consultorias especializadas com um custo muito menor. (Da assessoria)
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