Estudantes das universidades públicas de Dourados prometeram parar o transporte público de Dourados por uma hora na manhã desta quinta-feira e cumpriram. Por uma hora, entre 6h e 7h, nenhum veículo ou passageiro entrou ou saiu do Terminal de Transbordo, enquanto eram gritadas palavras de ordem. Depois desse período, os manifestantes saíram em passeata pelo centro da cidade até a Praça Antônio João, onde encerraram o ato.
A ação visa chamar a atenção e solicitar melhorias no transporte público oferecido na cidade pela Medianeira Transportes. Segundo os líderes do movimento, o protesto pede melhores condições no transporte público de Dourados, principalmente nas linhas que atendem os estudantes em seus horários de entrada e saída de aulas. Para eles, os ônibus estão sucateados e muitos sem acessibilidade. “Precisamos de intervalos menores entre uma viagem e outra e linhas alternativas para os bairros, o que atenderia não apenas nós, estudantes, mas todos os trabalhadores que utilizam o transporte público”, disse Marcos Corrêa Silva, universitário da UFGD.
Alguns populares que precisaram utilizar o meio de transporte neste período se sentiram prejudicados pelo protesto. Uma mulher que esperava o ônibus para chegar ao trabalho na região dos quartéis chegou a bater boca com alguns estudantes antes de deixar o local à pé.
Depois de liberarem o Terminal de Transbordo, os universitários saíram em passeata pela Rua Camilo Hermelindo da Silva e depois pela Avenida Marcelino Pires, chegando até a Praça Antônio João, local escolhido para encerrar esse primeiro protesto. De acordo com os organizadores, caso não aconteça uma resposta positiva da empresa, outras manifestações devem ser agendadas para os próximos dias.