Terça-feira, 07 de Maio de 2024


Dourados Quinta-feira, 26 de Junho de 2014, 11:14 - A | A

Quinta-feira, 26 de Junho de 2014, 11h:14 - A | A

Combate à exploração sexual infantil é tema de audiência na Câmara

Alessandra Marimon - Especial para o Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Câmara de Vereadores de Dourados realiza nesta quinta-feira (26), a partir das 19h, a audiência pública “A Infância pede socorro: Todos Contra o Abuso e a Exploração Sexual Infantil”. O evento é uma proposição do vereador Dirceu Longhi (PT) e tem o objetivo de debater o enfrentamento à violência e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, por meio de um debate envolvendo educadores, representantes de conselho e entidades e juristas de Dourados e região. As informações são da Câmara Municipal de Dourados.

Em Dourados, de janeiro a maio deste ano, foram registrados 70 casos de exploração sexual contra crianças e adolescentes no município, conforme dados do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Em todo o país, 2.728 municípios registraram denúncias de exploração sexual infanto-juvenil em 2014. Foram detectados, ainda, 1.820 pontos vulneráveis à exploração sexual, em especial nas rodovias. No ranking das regiões que mais denunciam os abusos cometidos contra as crianças e adolescentes destaca-se o Centro-Oeste, que ocupa o primeiro lugar. Mato Grosso do Sul está no quarto lugar entre os estados que mais denunciam os casos de exploração sexual.

A audiência desta quinta-feira terá como palestrantes o coordenador-geral do Comitê Municipal de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexual de Crianças e Adolescentes (COMCEX) de Dourados, Rogério Fernandes Lemes, o presidente da Comissão dos Advogados Criminalistas da 4ª subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Dourados, Fernando Bonfim Duque Estrada, e o presidente do Lar Ebenezer, Adalto Veroneci.

Conforme o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Dourados e propositor da audiência pública, Dirceu Longhi, o evento tem o intuito principal de conscientizar sobre o Dia Municipal do Enfrentamento, instituído no ano passado e comemorado no dia 29 de junho, e sensibilizar a população sobre os problemas que envolvem a exploração sexual.

Para o vereador, o abuso e a exploração sexual precisam ser combatidos com políticas públicas que sejam colocadas em prática por todos. “A realidade da infância e da adolescência no Brasil exige que tenhamos atitudes firmes e responsáveis. A única forma de proteger é ficar atentos a estas questões, já que os abusadores são sempre pessoas próximas”, disse o vereador.

De acordo com o coordenador do Comitê, Rogério Fernandes, o ponto forte do COMCEX é propositivo e mobilizador. “A nossa missão é formular estratégias, defender os direitos sexuais de crianças e adolescentes e realizar diferentes ações para evitar o abuso”, enfatizou.

Comente esta notícia