A comunidade Guarani Kaiowá que reivindica o tekoha Apyka'i, no município de Dourados, poderá enfrentar mais uma reintegração de posse. Uma manobra judicial conseguiu que uma decisão da Justiça Federal já cumprida em 2009 passe a valer em 2014.
Os indígenas têm 30 dias, contados a partir dessa segunda-feira (27), para sair da Fazenda Serrana, onde estão acampados desde setembro de 2013. Segundo reportagem do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), a liderança da comunidade, Damiana Cavanha, afirma que o grupo não vai deixar o local.
A terra reivindicada como de ocupação tradicional está em processo de identificação e delimitação pela Fundação Nacional do Índio (Funai).
História
Damiana e seus familiares estavam às margens da rodovia BR-463 há pelo menos 10 anos. Em setembro de 2013 o grupo de aproximadamente 15 pessoas passou a ocupar uma faixa de terra entre a plantação de cana-de-açúcar e a área de reserva legal da Fazenda Serrana. A comunidade sofre com a falta de condições básicas de vida como acesso à água potável, educação, saúde e alimentação adequada.