De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Dourados, a Agência Municipal de Trânsito (Agetran) informou que duas instituições estão cadastradas para ministrar o curso de motofretistas, profissionais que usam moto para transportar pequenas cargas e encomendas.
Devido à regulamentação da atividade de motofrete, o curso se tornou uma das exigências para o desempenho da função. O SEST/SENAT, localizado na rodovia BR-163, km 268, ao lado do posto Cadiesel; e o Centro de Formação de Condutores (CFC) Grand Prix, situado a rua Hayel Bom Faker, até o momento, são as únicas instituições aptas a oferecer o curso.
A Agetran de Dourados orienta os motofretistas sobre a obrigatoriedade da capacitação por meio dos cursos exigidos para o efetivo exercício da profissão.
A portaria do Departamento de Trânsito de MS (Detran/MS), publicada na última quarta-feira (24) no Diário Oficial do Estado, cita que o não cumprimento das determinações implicará em sanções gradativas aplicadas separadas ou cumulativamente, iniciando com advertência escrita, multa, suspensão da autorização de tráfego até a cassação do alvará quem não se capacitar.
Mais informações a respeito do curso podem ser obtidas por meio dos telefones do SEST/SENAT, 67 3424-2692; e do CFC Grand Prix, 67 3422-0824.
Já as informações sobre o decreto assinado pelo prefeito Murilo Zauith (PSB) podem ser obtidas no Diário Oficial do Município de Dourados, edições do dia 10 e 17, que está disponível no site da prefeitura.