Criado em meados de 2003, o Jardim Guaicurus, localizado às margens da MS-156, no acesso ao Distrito Industrial de Dourados, começa a receber melhorias que irão oferecer estrutura e autonomia em várias áreas.
Contando inicialmente apenas com a educação, através da Escola Municipal Professora Maria da Conceição Angélico, o bairro poderá comemorar em breve a conclusão de uma unidade de saúde.
A obra, com contrapartida do município, teve um custo inicial de R$ 384.891,03, repassados pelo governo federal através de emenda do deputado federal Geraldo Resende.
A educação infantil também é outro setor que recebe investimento no bairro. As obras do Ceim, com capacidade para 250 crianças, foram retomadas há poucos dias e a unidade deverá ser colocado em funcionamento em janeiro.
O Ceim do Jardim Guaicurus recebe investimentos de R$ 1,3 milhão, recursos viabilizados através de emenda do deputado federal Antonio Carlos Biffi (PT). A unidade terá mais de mil metros quadrados de área construída.
De acordo com informações da prefeitura, enquanto não chega o asfalto, as ruas estão recebendo o cascalhamento. Trechos onde não havia energia, como é caso do prolongamento da Rua Tito Melo, estão recebendo a rede de iluminação.
MORADORES
O comerciante João Oscar lembra que seu pai foi um dos primeiros a chegar ao bairro e apostou no desenvolvimento, montando uma mercearia na Rua Maria Alves da Silva. “Hoje a gente começa a ver o resultado do investimento”, declarou ele.
“Agora só está faltando o asfalto para resolver definitivamente o problema da poeira e da lama”, completou o torneiro mecânico Jeferson
Barcelos Osório, que há quatro anos mora no Jardim Guaicurus.
Outra melhoria para o bairro é o acesso à região do Jardim Jóquei Clube. Está em fase de construção uma avenida que irá reduzir a distância entre essas duas regiões.
O Jardim Guaicurus, somado aos residenciais Estrela Poravi I e II (fundados em 2004) conta com pelo menos 770 residências e uma população estimada em 2.500 habitantes.