Criado em 28 de maio de 1987, por meio da Resolução nº 119/87, o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) está sediado na cidade de Dourados, desde o ano de 1.989, ocupando em prédio localizado na rua Coronel Ponciano, próximo ao estádio Frédis Saldivar, o Douradão, cedido em comodato pela sociedade douradense através da Salve (Sociedade dos Amigos da Liberdade, Vigilância e Esperança), criada especialmente para tal fim.
Com o natural crescimento do DOF, a atual sede já está pequena para comportar as atividades e atribuições do Departamento, tanto o quantitativo de ocorrências quanto geograficamente, já que antes a área de abrangência era apenas a fronteira com o Paraguai e agora inclui também a da Bolívia. Pensando assim, no início de 2010, o então prefeito Ari Artuzi de Dourados doou uma área de aproximadamente 14,7 mil metros quadrados, localizada de forma estratégica às margens da rodovia MS-156, nas proximidades do jardim Guaicurus, próximo às BR-163 e BR-463, rodovias que dão acesso à Ponta Porã e Fátima do Sul.
Os recursos para a construção do prédio que tem data determinada no termo de doação deverão ser liberados pelo Ministério da Justiça, através da Enafron (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras) e do Sisfron (Sistema de Monitoramento das Fronteiras), que estipulou um investimento de pelo menos R$ 20 milhões para Mato Grosso do Sul, dos quais 15% devem ser aplicados na reestruturação do DOF, ou seja, aproximadamente R$ 3 milhões, mas que ainda não foram liberados para que a obra seja iniciada.
Diante disso, se a União protelar por tempo indeterminado a liberação dos recursos, o DOF corre sério risco de perder o terreno, já que à época da doação a prefeitura de Dourados estipulou prazo até 2014 para que as obras fossem iniciadas, tornando o termo de cessão nula, caso a clausula especifica não seja cumprida.

![Origem | Dengue | PI 3342 [728]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/7b3ed3ba448e396e72600c7212d06ab6-capitalnews-com-br.gif)
![Origem | Dengue | PI 3342 [300]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/369f49c0cfaf848f645163db4bfafab5-capitalnews-com-br.gif)