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Dourados Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2013, 19:15 - A | A

Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2013, 19h:15 - A | A

Douradenses têm maior poder de consumo, diz IBGE

Bruno Chaves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Um dos indicadores do poder de consumo médio da população, o Produto Interno Bruto (PIB) per capta cresceu 14,21% em Dourados e 7,53% na região, de 2009 para 2010. Já a renda per capta da cidade aumentou de R$ 15.826,58 em 2009 para R$ 18.074,64 em 2010. A média da região de 38 municípios subiu de R$ 13.310,00 para R$ 14.311,71. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a assessoria da prefeitura, o aumento da renda média por pessoa no ano, em Dourados, foi de R$ 2.248,06. Já na média da região, foram injetados mais de R$ 1.001,71 na economia por pessoa por ano. Os aumentos significam mais dinheiro para consumo, melhorando o desempenho econômico das cidades.

Os dados foram obtidos de 2009 e 2010, anos de crise política na cidade, com redução de investimentos. Logo, é esperado um melhor desempenho na economia regional nos anos de 2011 e 2012, dados que só serão conhecidos em 2013 e 2014, quando o IBGE divulgar os indicadores.

Para a secretária de Agricultura, Indústria e Comércio, Neire Colman, a administração municipal está muito otimista em relação ao avanço do crescimento nos anos de 2011 e 2012. “Foram implantados vários programas de apoio ao desenvolvimento e a cidade recebeu muitos investimentos. Nossa economia cresce a passos largos”, afirma Neire Colmam.

A cidade possui 200.729 habitantes e a região 841.986 moradores, segundo estimativa do IBGE. Essa região é formada por 38 municípios.

O PIB é representado pela soma – em valores monetários – de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, cidades, estados ou países, durante um ano. Ao se dividir o valor obtido pela população do local, obtém-se o valor médio per capita. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia para mensurar a atividade econômica de uma região.
 

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