O município de Dourados completa neste domingo (20) seus 80 anos de emancipação. Mesmo atravessando obstáculos, a cidade contabiliza ao longo desse período avanços que são frutos do desenvolvimento local.
Hoje, a cidade está consolidada como um polo universitário, contando com quatro instituições de ensino superior, públicas e particulares. Conforme dados da Prefeitura de Dourados, estão matriculados nestas instituições, 22 mil estudantes, em 99 cursos de graduação e 45 de pós-graduação, conforme apurou a reportagem do Dourados News.
As sedes da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) ainda fazem da cidade a segunda do interior do Brasil (excluindo capitais) a ter universidades públicas próprias. As instituições particulares instaladas são a Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados e Universidade Anhanguera).
Além do ensino superior, cresce também atualmente a gama de instituições voltadas à capacitação em nível técnico. A formação existe tanto em empresas particulares, como do Sistema S. Recentemente, o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) iniciou as aulas na Escola Estadual Presidente Vargas até que sua sede seja inaugurada no bairro Canaã I, sem contar a Escola Técnica Estadual que ficará em frente ao Parque Ambiental Rego D’Água – Primo Fioravante Vicente.
Outro ponto que movimenta a cidade é o turismo de negócios. Conforme dados mais recentes divulgados pela prefeitura, Dourados recebeu em 2014 a quantidade de 277 mil visitantes. Depois dos negócios, o que mais atrai os turistas são os eventos e os serviços especializados em saúde.
A cidade conta com 153 empresas do trade turístico, sendo 63,57% dessas restaurantes e 20% de hospedagem, que atendem os visitantes que estão na cidade para eventos e negócios. Só no ano passado, foram gerados 1.740 empregos nesse setor.
A população local conta com 212.870 habitantes, segundo estimativa divulgada este ano pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já a população flutuante é estimada em 5% do total, sendo pelo menos 10 mil. Dessa forma, circulam pela cidade rotineiramente o aproximado de 225 mil pessoas. Em novembro deste ano, a cidade atingiu 16,7 mil empresas instaladas e 130 mil veículos na frota.
Considerada um polo regional, possui atualmente 38 cidades que estão a no máximo 255 km de distância e cuja população procura a cidade, principalmente para o acesso a serviços. A população estimada nessa região, de acordo com a prefeitura, é de pelo menos 1 milhão de habitantes.
Apesar de ainda ser a segunda cidade com maior população de Mato Grosso do Sul, dados do IBGE divulgados na sexta-feira (18) apontaram que Dourados deixou de ser a segunda para se tornar a terceira economia do Estado. Está atrás de Campo Grande e Três Lagoas. A pesquisa usa como referência dados do PIB (Produto Interno Bruto) de 2013, relembre aqui.
Em contrapartida, para 2016 estão previstos investimentos de grande porte no setor privado. Entre estes estão o da JBS que prevê “ampliação do projeto integrado de produção, abate e processamento de suínos. Investimento de R$ 560 milhões e geração de 1.550 empregos diretos e 7 mil indiretos”; Coamo que projeta implantação de esmagadora de soja e produção de óleo, com investimento previsto de $ 500 milhões e geração de 1.500 empregos diretos e 4 mil indiretos; Bunge com ampliação da unidade de esmagamento de soja e investimento de R$ 30 milhões; além do Shopping Center: Royal Brasil Empreendimentos e Participações, cujo valor do investimento não foi divulgado ainda.