00:00:00 Quinta-feira, 02 de Janeiro de 2025


Dourados Sexta-feira, 06 de Julho de 2012, 18:34 - A | A

Sexta-feira, 06 de Julho de 2012, 18h:34 - A | A

Dourados é a 1ª cidade a levar serviço de Correios aos índios

Luiz Carlos Gonçalves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Em iniciativa inédita no Brasil, Dourados é a primeira cidade do país a levar agência dos correios para aldeias indígenas. Nesta sexta-feira (6) foram inauguradas agências comunitárias nas aldeias Jaguapiru e Bororó, o que garante a inclusão postal a pelo menos a 14 mil índios.

O serviço só foi possível por conta de parceria firmada entre a Prefeitura de Dourados, Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério Público Federal (MPF) e os Correios.

Conforme a direção regional dos Correios, a partir de agora a população indígena de Dourados terá à disposição os serviços de envio e recebimento de cartas e encomendas, telegramas, aerogramas e venda de selos. No caso das agências comunitárias da reserva indígena, a entrega das correspondências será feita pelos próprios índios, contratados para o trabalho.

Esse novo modelo de agência, em que as prefeituras cedem o espaço físico e um funcionário para realizar os serviços de atendimento, foi criado para levar os Correios a localidades com menos de 500 habitantes. Somando-se as duas aldeias, o número de habitantes é superior ao de 33 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Para os Correios, a inclusão postal é mais uma forma de promover dignidade e cidadania aos povos indígenas.

CORRESPONDETES BANCÁRIOS

A instalação do posto dos Correios entre os índios é o caminho para levar também até às aldeias a inclusão bancária. Já existem discussões nesse sentido e até mesmo a possibilidade de, em pouco tempo, transformar as agências comunitárias em unidades próprias de atendimento com banco postal. Isso facilitaria para aqueles índios que recebem benefícios sociais.
 

Comente esta notícia