A prefeitura de Dourados entregou na última sexta-feira (22) a documentação para a construção de mais 18 casas em pequenas propriedades rurais do município.
A documentação foi entregue à agência da Caixa da Avenida Weimar Torres pelo secretário de Agricultura Familiar e Economia Solidária Landmark Ferreira Rios e pelo presidente da Coophaf (Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar) Paulo César.
A instituição financeira irá analisar a documentação e quando tudo estiver aprovado será repassado o recurso, em etapas, para a Coophaf construir as casas. No dia 13 a prefeitura entregou ao Banco do Brasil a documentação de 30 pequenos produtores que também serão contemplados com casas. Se todos forem aprovados já serão 48 produtores atendidos pelo programa PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural).
De acordo com Landmark Rios, a prefeitura corre contra o tempo para providenciar a documentação de mais 195 casas para a zona rural. São mais 25 da Coophaf e 130 da Consol e ainda 40 para a Reserva Indígena de Dourados.
Cada casa rural terá 46,50 m², coberta de telhas e bem estruturada. Do custo da casa, 96% será financiado pelo governo federal. O produtor vai pagar apenas quatro parcelas anuais de R$ 285,00 pela moradia. A prefeitura e o governo do Estado vão pagar o custo do projeto, que é de R$ 3 mil.
A prefeitura também arca com todo o custo de mobilização e organização dos produtores, que inclui locomoção para a zona rural. A Agraer é parceira na emissão do DAP (Declaração Anual do Produtor).
As inscrições continuam abertas para o PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural), que prevê a construção de mais 200 casas em pequenas propriedades rurais de Dourados. As inscrições podem ser feitas na secretaria, na Rua Coronel Ponciano, em frete à Conab.