Depois de quatro casos de leishmaniose em humanos registrados neste ano, mais dois casos em 2012 e um caso em 2013, o município de Dourados faz combate a leishmaniose. O combate consiste na aplicação de um inseticida na área interna e externa da residência. Depois é feita a coleta de sangue dos animais para a detectação dos animais doentes na região, em casos positivos são feitas eutanásias exigidas pelo Ministério da Saude. Os bairros que tiveram ações mais contudentes dos agentes de saúde, por causa do registro de casos em humanos, foram a Vila Industrial, Jardim Santa Maria, Jardim Independência e Estela Verá.
A Doença
A leishmaniose é uma doença sistêmica , com sintomas de febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular e anemia. A leishmanoise quando descoberta cedo tem tratamento com medicamentos evitando a morte do paciente.
Prevenção
A melhor maneira de prevenir a doença é adotar a prática de higiene nos quintais e abrigos de animais, retirada de materiais orgânicos em decomposição como folhas, frutos, fezes de animais e entulhos que favoreçam a umidade do solo.