O “Projeto Dourados Mais Varejo” será lançado na segunda-feira (19), no Espaço Saber, às 15h. Além da assinatura de termos de parcerias, o empresário Felippe Naufel contará o caso da revitalização da rua João Cachoeira, no Itaim Bibi, zona sul de São Paulo.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Neire Colman, o projeto reúne todas as iniciativas de apoio ao comércio. Durante o evento, o prefeito Murilo Zauith (PSB) assina termos de parcerias envolvendo várias ações da prefeitura e a Fecomércio, CDL, Fundação de Turismo de MS, Sebrae/MS, Senac, Senai, Yantur, Unigran e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Também será feito o lançamento do concurso para a criação do projeto de revitalização da Rua Floriano Peixoto, que os empresários querem transformar num shopping a céu aberto de gastronomia e lazer. O concurso é coordenado pela comissão de empresários da rua, a prefeitura e o curso de arquitetura e urbanismo da Unigran.
A diretora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ivana Jambersi, informa que as vagas para o evento são limitadas. Os empresários interessados devem retirar os convites na sede da Secretaria, na Avenida Weimar Gonçalves Torres, 1.680-B, no centro.
Fazem parte do “projeto-mãe do varejo”, os projetos Desenvolvimento do Setor de Alimentos de Dourados, Feirantes Empreendedores, Varejo Avenida Marcelino Pires, Varejo Rua Monte Alegre, Gastronomia Rua Floriano Peixoto, Projeto Gastronômico de Dourados, APL Lingerie Moda Dourada e APL Metalmecânico.
O Projeto Dourados Mais Varejo desenvolverá ações em conjunto para o fortalecimento do comércio. “Cada projeto tem sua ações específicas, mas todos os segmentos dependem do varejo para a venda da produção; esse projeto maior cuidará das ações de varejo para auxiliar os empresários a colocar os seus produtos e serviços no mercado. O prefeito Murilo tem um cuidado especial no apoio ao integral ao empresário de Dourados”, explica Ivana.
Felipe Naufel é idealizador do projeto de revitalização da Rua João Cachoeira, em São Paulo, em que empresários do setor comercial uniram-se para ampliar e melhorar a estrutura da rua. O investimento foi de R$ 2 milhões e cinco meses de obras, em parceria com a Prefeitura de São Paulo. A rua foi transformada um shopping a céu aberto, beneficiando 140 lojas.
A revitalização abrangeu desde o calçamento até a iluminação. Parte da fiação aérea foi aterrada. As calçadas alargadas em alguns pontos e ganharam áreas de descanso (bancos e floreiras). Foi criado até um serviço de segurança próprio e estacionamento com manobristas. Como num shopping, painéis mostram a localização dos estabelecimentos comerciais.
O projeto bem sucedido da rua João Cachoeira virou modelo de sucesso levado pelo Sebrae para todo o país. Várias cidades, a maioria em São Paulo e Paraná, estão desenvolvendo projetos semelhantes.