A Justiça Eleitoral mobilizou mais de 1,7 mil mesários para a eleição municipal do dia 7 de outubro, em Dourados. Esses voluntários passaram por treinamento na semana passada e serão responsáveis pelo bom andamento das eleições nas 430 seções do município.
A votação terá início às 8h e o encerramento está previsto para às 17h. Até às 20h do primeiro domingo do mês que vem os douradenses devem conhecer prefeito, vice e os 19 vereadores eleitos.
De acordo com a chefe do Cartório da 43ª Zona Eleitoral, Milca da Silva Pereira, o número de urnas eletrônicas enviadas para as duas zonas eleitorais do município deve garantir a qualidade do pleito.
Somente na que atua – responsável pelo trecho da cidade acima da avenida Marcelino Pires - são 203 seções espalhadas por 35 locais de votação, que podem receber aproximadamente 46,49% (66.787) dos 143.645 eleitores douradenses computados pelo TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral).
Na 18ª Zona Eleitoral – responsável pela parte da cidade abaixo da avenida Marcelino Pires -, concentram-se os outros 53,50% (76.858) do eleitorado local. Para atendê-los, serão abertas 227 seções em 41 locais de votação. “Ao todo devemos ter 600 urnas, considerando as de contingência e as utilizadas no outros municípios”, informa.
Isso porque além de Dourados, a 43ª Zona Eleitoral também atende Itaporã. O município vizinho possui 13.423 eleitores de acordo com o TRE. Eles serão divididos em 41 seções espalhadas por oito locais de votação. Já a 18ª ainda vai garantir as eleições municipais de Douradina, onde um eleitorado estimado em 3.936 pessoas vai às urnas em 15 seções e quatro locais de votação.
Para garantir o bom andamento dos pleitos nestes três municípios, os mesários destacados foram instruídos no Fórum Eleitoral douradense. “Eles receberam instruções de como proceder no dia da votação”, explicou Milca. “São informações sobre horário para abrir a urna, fluxo de votação, quem tem preferência, dentre outras”.