00:00:00 Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024


Dourados Segunda-feira, 20 de Maio de 2013, 08:45 - A | A

Segunda-feira, 20 de Maio de 2013, 08h:45 - A | A

Dourados participa de campanha nacional contra violência sexual

Karen Andrielly- especial para o (www.capitalnews.com.br)

A Prefeitura de Dourados por meio da Secretaria de Assistência Social participou do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento que aconteceu no último fim de semana tem por objetivo conscientizar a população a denúncia este tipo de crime.

A campanha contou com entrega de cartilhas e folders através de abordagens à população na Praça Antônio João. De acordo com a diretora do Departamento Psicossocial Especial da Secretaria de Assistência Social, Ivonete Ferreira, foram confeccionados cinco mil cartilhas e dez mil folders para a campanha em Dourados. “Infelizmente os casos de violência e abusos sexuais a menores em Dourados ainda são grandes e nosso objetivo é incentivar a população a denunciar. Nosso trabalho aqui hoje é uma forma de prevenção”, ressalta a diretora.

Ela explica que a maioria dos casos que chega até o Creas parte das delegacias, quando o fato já aconteceu. A campanha serve também para incentivar a denúncia. “Os parentes, os vizinhos, se têm alguma suspeita, façam a denúncia, antes que um mal maior aconteça”, afirma Ivonete.

De acordo com o Comcex, na maioria dos casos o agressor está dentro de casa, o que dificulta a comunicação do crime às autoridades. A mãe, em grande parte dos casos, não acredita nos relatos da criança, o que pode favorecer a violência. Por isto, segundo o Comcex, tanto os pais quanto os educadores e outras pessoas do convívio da criança precisam ficar muito atentos a qualquer sinal de violência. Não é preciso ter certeza; a simples suspeita já pode e deve ser denunciada.

As denúncias podem ser feitas no Creas, Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude ou Ministério Público Estadual e Polícia Militar. Mais informações podem ser obtidas no Comcex (67)-7144. O telefone para denúncia é o 100.

A campanha foi realizada pelo Creas (Centro de Referência e de Especialização de Assistência Social) juntamente com o Comcex (Comitê Municipal de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes). Participaram também outros órgãos, como Conselho Tutelar, Vara da Infância e da Juventude, Ministério Público e Cras (Centro de Referência de Assistência Social).

Comente esta notícia