A Secretaria de Saúde de Dourados deu início neste mês a regionalização do Serviço Móvel de Urgência (Samu) 192, com isso, vai centralizar a regulação do atendimento, para que outras cidades do interior possam ter o serviço de prontidão.
A regionalização atende a uma prerrogativa do Ministério da Saúde de ampliar o acesso da população ao Samu. A implantação segue parâmetros técnicos definidos pelo órgão. Compõe a área de Dourados os municípios de Naviraí, Nova Andradina, Mundo Novo e Ponta Porã.
As cidades serão beneficiadas com o serviço de regulação médica das urgências e ao médico regulador. A central de regulação do Samu de Dourados terá acesso a toda estrutura de saúde dos demais municípios que se regionalizaram através de um sistema de informatização.
“A central em Dourados atuará regulando os veículos que estão instalados nessas cidades, de forma que a viatura só sairá de sua base com a anuência do médico regulador da urgência”, explicou Josiane Peralta Dan, gerente do Núcleo de Atenção à Urgência Hospitalar da Secretaria de Saúde.
Para que a integração do serviço fosse possível, foram firmados termos de cooperação entre os municípios para que haja responsabilização compartilhada. Ainda foi acordado estágio profissional em serviço, o que qualificará ainda mais os atendimentos nas cidades da região.
Os municípios incluídos na regionalização terão veículos dispostos em sedes próprias, com equipe de enfermagem treinada e qualificada pelo Samu de Dourados, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente de Urgência da Secretaria Estadual de Saúde, garantindo a integralidade do cuidado e a melhoria do acesso.
Estes profissionais vão atuar nas chamadas Unidades de Suporte Básico. Posteriormente, pode ser considerada para cada localidade a implantação da unidade de Suporte Avançado (UTI Móvel) que tem a presença de equipe de enfermagem e médica.
O Samu de Dourados, em parceria com a Procuradoria do Trabalho, Justiça do Trabalho e Ministério Público Estadual, assegurou um serviço de radiofonia de última geração que permitirá um alcance às equipes nos municípios integrados à regionalização com qualidade digital de longo alcance, além de rastreamento das ambulâncias por sistema GPS.
Também em cumprimento às exigências do Ministério da Saúde, visando a qualificação no atendimento, a Secretaria de Saúde de Dourados implantou um software de atendimento. Este sistema, além de agilizar o atendimento, permite armazenar todas as informações para geração de dados estatísticos, inclusive dos municípios regionalizados.
O Samu é um componente assistencial móvel da Rede de Atenção às Urgências que tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras) que possa levar a sofrimento, sequelas ou morte. O serviço é feito através do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número 192 e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.