O projeto final do novo modelo de transporte coletivo urbano de Dourados foi apresentado na manhã desta segunda-feira durante audiência pública no auditório da 4ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
O novo modelo, que será implantado até 1º de julho de 2014, foi apresentado pelo secretário de Serviços Urbanos Luis Roberto Martins de Araújo e pelo arquiteto e urbanista Edson Marchioro, da empresa de arquitetura e urbanismo do Rio Grande do Sul, contratada pela prefeitura através de licitação para elaborar o estudo.
Durante duas horas, o urbanista fez a explanação do projeto e em seguida a audiência foi aberta para questionamentos. Foi a quarta audiência pública para tratar do assunto em Dourados.
O modelo operacional a ser implantado em Dourados deverá ser do tipo “sistema aberto”, cuja operação permite a racionalização de linhas de forma a coincidir parcialmente os itinerários atuais, favorecendo a identificação pelos usuários e permitindo o aproveitamento da infraestrutura existente.
Segundo Edson Marchioro, esse sistema também favorece a implantação de um corredor estrutural a ser implantado na Avenida Marcelino Pires, configurando a operação integrada através de um sistema tronco-alimentador para o transporte coletivo municipal.
O atendimento das linhas segue o Plano Diretor Municipal quanto ao raio de abrangência de 300 metros a partir das vias por onde passa a rede proposta, de modo a favorecer o deslocamento de pedestres para o acesso ao sistema.
Também serão implantadas linhas distritais alimentadoras para Macaúba, Vila Vargas, Usina São Fernando, Itahum, Indápolis, Panambi e Usina São Marcos.
De acordo com o projeto que será implantado em três etapas, inicialmente serão utilizados 56 ônibus, sendo que 25% da frota deverá ser nova. Na primeira etapa serão instaladas as linhas leste-oeste e curtas, além de mais dois terminais.