00:00:00 Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024


Dourados Segunda-feira, 27 de Outubro de 2014, 17:54 - A | A

Segunda-feira, 27 de Outubro de 2014, 17h:54 - A | A

Em Dourados, 80% da Reserva Indígena está sem água potável

Gabriel Kabad - Capital News - (www.capitalnews.com.br)

Em Dourados, 80% da Reserva Indígena está desabastecida de água potável. A estimativa é de lideranças indígenas e de servidores ligados à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que atuam em Dourados, informou o site Dourados Agora.

Com isto, milhares de famílias enfrentam verdadeiro “calvário” para conseguir água. É o caso da caiuá Neuza Benites. Com as torneiras secas, ela precisa andar no mínimo um quilômetro para encontrar água na torneira mais próxima da casa dela, onde acha, uma vez ou outra, para preparar os alimentos. Já, para lavar roupa ela precisa percorrer a distância de cinco quilômetros, porque é a distância do córrego mais próximo. Um dos fatores preocupantes é que indígenas começam a ingerir água de córrego contaminado.

O agente de saneamento, Ivan Cleber, que reside na aldeia Jaguapiru, diz que para resolver o problema é necessário canalizar as quatro bombas d’água existentes na Reserva e ligá-las à adutora que tem uma força maior para fazer com que a água chegue as torneiras. Ele destaca ainda que uma das das bombas está danificada no aguardo da Sesai tomar providências, há anos. Ivan mostrou à reportagem o depósito vazio de produtos para a manutenção das redes de água.

“Ninguém acredita, mas hoje os remendos das canalizações são feitas com sacolinhas de plástico ou materiais que pegamos no lixo da Sanesul. Quando um cano quebra e jorra água até secar as torneiras não temos como consertar. É muito triste viver com a falta de água e muitas vezes o desperdício gerado pela má manutenção das redes”, destaca.

Ele diz que, em recente visita do coordenador da Sesai em Dourados, Ilário da Silva, ele garantiu que vai providenciar uma solução imediata para os problemas.

Comente esta notícia