Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, o Creas/Paefi (Centro de Referência Especializado da Assistência Social e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos) realiza em média 30 atendimentos por dia, em Dourados.
Os serviços são direcionados para pessoas que tiveram seus direitos violados ou que sofreram violência, como crianças, adolescentes, idosos, moradores de rua e pode ser estendido aos familiares das vítimas.
O Creas/Paefi foi criado em 2009 em substituição ao Projeto Sentinela. Quem procura atendimento encontra uma equipe de trabalho formada por assistentes sociais, advogada, psicólogas e pedagogo. As psicólogas Adriana Garritano Dourado e Ekelis Cris Pires Sales Pina, que atendem no Creas/Paefi, explicam que muitas pessoas não sabem que existe esse tipo de serviço gratuito na cidade, e geralmente são encaminhadas pelo Ministério Público, delegacias ou outros centros de atendimentos.
O trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência foi apresentado na 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia realizada em São Paulo nos dias 20, 21 e 22 deste mês, promovida pelo Conselho Federal de Psicologia. A mostra foi para comemorar os 50 anos de psicologia no Brasil e teve a participação de pelo menos cinco mil pessoas.
Vários profissionais apresentaram trabalhos desenvolvidos em suas cidades. As psicólogas de Dourados levaram para o evento dois trabalhos desenvolvidos no Creas/Paefi, sobre práticas de grupo com moradores de rua e imigrantes e outro sobre grupo de crianças e adolescentes vítimas de violência.
Serviço: O Creas/Paefi fica na Rua Joaquim Alves Taveira, 2.606 (próximo à Rua Toshinobu Katayama) os telefones são 0800-647-0444 (ligação gratuita) e 3426-1301.