00:00:00 Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024


Dourados Segunda-feira, 29 de Julho de 2013, 18:05 - A | A

Segunda-feira, 29 de Julho de 2013, 18h:05 - A | A

Em Dourados profissionais de salão de beleza recebem capacitação para prevenir hepatites

Samira Ayub - (www.capitalnews.com.br)

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, promoveu nesta segunda-feira (29), um seminário sobre prevenção de hepatites virais. O seminário, voltado para profissionais de salão de beleza, integra as ações da campanha “Fique Sabendo”, alusiva ao Dia Mundial de Combate às Hepatites, comemorado neste domingo.

Segundo o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Eduardo Arteiro Marcondes, o seminário tem como foco prevenir a doença, por meio da conscientização dos profissionais. A Hepatite B, por exemplo, pode ser transmitida pelo uso comum de alicates, palitos e até mesmo do esmalte.

Entre as orientações de biossegurança repassadas aos profissionais está a de esterilização dos itens e incentivo aos clientes levaram seus utensílios. Em Dourados já foram registrados 26 novos casos de Hepatites Virais este ano. Ao todo, 1.200 pessoas fazem acompanhamento pelo Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, sendo destes 800 com Hepatite B e 400 com Hepatite C.

Durante o seminário os participantes puderam fazer o teste rápido para saber se tem soropositividade para o vírus da Hepatite. Também foram disponibilizadas doses de vacina contra Hepatite B aos participantes que não eram vacinados.

A mobilização “Fique Sabendo”, na qual está incluso o seminário, terá a próxima ação na quinta-feira e no dia 8 de agosto, quando os agentes do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais estarão em agências bancárias das 07h30 às 10h. No dia 6 de agosto a campanha vai até a Taurus Distribuidora de Petróleo, das 08h às 13h.

Os agentes percorrem estes locais com orientações sobre as doenças e realizam testes rápidos de Aids e Hepatites, cujo resultado sai em 20 minutos. O objetivo da campanha é ampliar o diagnóstico precoce de Aids e das Hepatites Virais A, B e C; e acolher aqueles que precisam de acompanhamento.

 

Comente esta notícia