Educadores da rede municipal da cidade de Dourados decidiram em assembleia nesta terça-feira (26) que vão paralisar as atividades no dia 5 de março. A classe de trabalhadores reivindica por 1/3 de hora atividade e Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração.
De acordo com o site Dourados News, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Simted), João Vanderley Azevedo, disse que a decisão foi tomada após várias reuniões com a secretária de educação e com o prefeito, sem que houvesse solução.
Azevedo não descartou a possibilidade de greve. “Queremos uma definição concreta e sobre alguns pontos que já foi discutido, mas não resolvido. E se não formos atendidos, infelizmente teremos que entrar em greve” enfatizou.
Segundo o site, no último dia 29, os educadores da Rede Municipal protestaram em pontos da região central da cidade. Eles pediam por uma educação melhor e um diálogo mais aberto com administração municipal.
Entre as ações que vêm desagradando os educadores, segundo a assessoria do Simted, estão o fim da licença prêmio, a perda do cargo por motivo de doença, a demora em finalizar o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações, a falta de critérios claros na contratação de professores, o cumprimento do Piso Salarial Nacional e decretos que têm prejudicado os profissionais e a sociedade.
Para professores e servidores administrativos as medidas relatadas refletem em problemas nas salas de aula e na falta de motivação nas escolas, afetando diretamente a comunidade estudantil.