A FAEMS (Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso do Sul) realiza no final da tarde desta sexta-feira em Dourados uma reunião com presidentes de associações comerciais das cidades da Grande Dourados para discutir a criação de uma cooperativa de crédito.
O presidente da FAEMS Antonio Freire afirmou que está cooperativa de crédito seria uma espécie de “banco do comércio” com a finalidade de oferecer crédito para os comerciantes e demais empresários dos municípios da Grande Dourados.
Já confirmaram presenças na reunião, segundo Freire, os presidentes das Associações Comerciais de Campo Grande, Maracaju, Jardim, Ponta Porã, Navirai, Amambai e Dourados. Conforme afirmações de Freire esta cooperativa ficaria ligada diretamente as associações comerciais ligadas ao sistema FAEM e garantiria agilidade, rapidez taxas mais baratas para os comerciantes que seriam os fundadores e sócios deste “banco”.
A reunião terá inicio às 17h no auditório da ACED (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) quando será apresentado o funcionamento do sistema Sicoob, sua necessidade e viabilidade para garantir mais avanço para o comércio das cidades que aderirem à proposta da FAEMS.
O QUE É SICOOB?
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) é composto de cooperativas singulares e centrais de crédito e a Confederação Nacional de Cooperativas de Crédito do Sicoob - Sicoob Confederação, como entidades cooperativas que visam à solidez e à fortificação dos processos operacionais e de controles.
O Banco Cooperativo do Brasil S/A (Bancoob) e o Fundo Garantidor do Sicoob (FGS), entidades não cooperativas, exercem funções importantes e complementares no que tange à operacionalização dos processos e à qualidade dos serviços financeiros necessários às atividades do cooperado.
As atividades realizadas, de modo complementar, pelas cooperativas singulares e centrais, pela confederação, pelo Bancoob e pelo FGS, entidades jurídicas autônomas, visam principalmente atender às necessidades financeiras e à proteção do patrimônio do cooperado, verdadeiro dono e cliente do sistema Sicoob.