O espírito do Natal tem movimentado diversas entidades de Dourados. Hoje, data em que ocorre a tradicional Ceia, a mesma será celebrada na maioria das entidades filantrópicas do município, conforme informou o Dourados Agora. O objetivo é levar alegria para crianças, adolescentes e idosos.
São centenas de pessoas vítimas de abandono ou de situações diversas de risco. Casos em que o laço familiar foi rompido. A carência afetiva ainda domina muitas pessoas instaladas em abrigos da cidade.
Para se ter uma idéia, no Lar dos Idosos, de acordo com Portal, estão 45 internos, sendo 12 mulheres e 33 homens, com idades entre 60 e 98 anos.
Na última semana, ocorreu uma pequena confraternização para comemorar a data, onde houveram doações de alimentos, roupas e visitação.
Amanhã (25) acontecerá um almoço, promovido por entidade, com objetivo de levar alegria aos internos. Segundo a instituição, a principal dificuldade dos idosos é a carência afetiva. Os mesmos querem conhecer pessoas diferentes, contar histórias, conversar.
Em algumas situações, pessoas que freqüentam o lar acabam levando alguns internos para passar o aniversário ou dia festivo em casa, ou até mesmo para fazer um passeio.
A entidade tem uma despesa mensal de R$ 30 mil e vive praticamente de doações, conforme o portal. Uma das principais dificuldades é a compra de fraudas geriátricas, sendo necessárias 2 mil por mês. Doações podem ser feitas através de depósito bancário. O telefone para contato é o (67) 3424-5859.
Já no Lar Santa Rita, 25 crianças são atendidas. Elas participaram de confraternizações com a presença do Papai Noel e distribuição de brinquedos ainda esta semana. Amanhã participam de almoço especial com os “pais solidários”.
Quem quiser pode ajudar a entidade através do Projeto Padrinho, onde voluntários levam as crianças para um dia especial em casa. Dificuldades financeiras também acontecem na entidade instituição, e, quem quiser, também pode realizar doações. Mais informações pelo telefone (67) 3421-9966.