00:00:00 Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024


Dourados Sábado, 02 de Março de 2013, 08:16 - A | A

Sábado, 02 de Março de 2013, 08h:16 - A | A

Funcionários do aeroporto de Dourados fazem curso com simulação de incêndio

Bruno Chaves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Os funcionários do Aeroporto Municipal Francisco de Matos Pereira, de Dourados, passaram por um curso com simulação de incêndio nesta semana. Equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e do aeroporto, além de diversas viaturas, foram envolvidas nesta quinta-feira (28) em uma simulação de incêndio de aeronave com vítimas.

A simulação teve como finalidade o fornecimento de conhecimentos básicos e treinamento para atividades de prestação de primeiros socorros aos integrantes do curso de formação para o Corpo de Voluntários de Emergência.

A capacitação durou três dias. O encerramento aconteceu nesta quinta-feira. Os alunos tiveram aula prática que simulou a situação de emergência. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que, no ano passado, a equipe já havia passado por treinamento semelhante. Entretanto, essa prática deve acontecer anualmente.

Como determina a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), cada aeroporto deve implantar e manter o SREA (Sistema de Resposta à Emergência Aeroportuária), adequado ao tipo e ao porte de suas operações e capaz de responder em tempo hábil às emergências.

Segundo a assessoria, por determinação, se faz necessário o treinamento constante de socorro, transporte de vítimas, identificação com o tipo de ferimento, apoio para iluminação de emergência, distribuição de equipamentos, materiais e medicamentos.

Simulação

A simulação realizada nesta quinta pelo 2º Subgrupamento de Incêndio do Corpo de Bombeiros em Dourados envolveu a queda de uma aeronave e incêndio em outra, quase na cabeceira da pista, com dez vítimas. A equipe de resgate teve de atravessar pelo fogo para prestar o socorro.

Duas viaturas dos bombeiros que atendem especificamente o aeroporto foram utilizadas na operação. Ainda foram acionadas uma UTI e o Samu. O treinamento só terminou depois que todas as vítimas ficaram medicadas, estabilizadas e em transporte para o pronto-socorro.

Para o diretor do Departamento Aeroportuário de Dourados, Juliano de Almeida Domingos, o curso teve excelente aproveitamento, principalmente por conta das abordagens na parte teórica e do realismo durante a simulação.
Ele explicou que todo o procedimento seguiu as determinações, a começar pelo fechamento do aeroporto para pousos e decolagens durante o exercício, garantindo segurança total aos participantes do evento e usuários da pista. Essas formações são de extrema importância para os agentes portuários, informou Juliano

Comente esta notícia