O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados iniciou o processamento de leite humano coletado pelas doadoras externas na semana passada. Com este serviço, a instituição passa a abrigar toda a estrutura do Banco de Leite Humano de Dourados, que anteriormente funcionava em parceria com o Hospital da Vida. Por causa da reforma no HV, o HU acolheu os laboratórios de pasteurização e microbiologia e a recepção do leite de coleta externa.
Na sexta-feira (20) foi feito o primeiro processamento de leite humano pela equipe do hospital. Na nova estrutura, a equipe recebe o leite cru que passa por pasteurização, análise microbiológica e depois é liberado para alimentação dos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva neonatal e na Unidade de Cuidados Intermediários. A previsão é que o processamento seja feito de duas a três vezes por semana, com uma média mensal em torno de 70 litros de leite humano pasteurizado.
Hoje, o Banco de Leite possui em torno de 30 a 40 doadoras externas, que fazem a coleta do leite em casa. O leite doado é acondicionado congelado em potes de vidro esterilizados, cedidos pelo Banco de Leite. A coleta do leite doado é feita na casa das doadoras três vezes por semana através de parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros.