00:00:00 Sábado, 12 de Outubro de 2024


Dourados Segunda-feira, 11 de Maio de 2015, 10:02 - A | A

Segunda-feira, 11 de Maio de 2015, 10h:02 - A | A

Hábitos saudáveis

HU de Dourados quer funcionários usando bicicletas para ir ao trabalho

Hospital aderiu à campanha “De Bike ao Trabalho” para incentivar colaboradores a terem hábitos mais saudáveis

Rogério Vidmantas
De Dourados para o Capital News

Foto: Divulgação/HU

HU de Dourados quer funcionários usando bicicletas para ir ao trabalho

 

Funcionários do Hospital Universitário de Dourados foram incentivados a deixar o carro em casa na última sexta-feira (8) e ir ao trabalho usando a bicicleta. Isso porque a Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST) da Divisão de Gestão de Pessoas do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) aderiu à campanha nacional "De Bike ao Trabalho". A idéia é mostrar aos colaboradores que é possível desenvolver no dia a dia práticas mais saudáveis. 

Através de mensagens pelo e-mail e redes sociais, os trabalhadores receberam orientações para usarem a bicicleta e assim poderem começar um ovo hábito, voltado à qualidade de vida e à desaceleração da rotina, geralmente intensa.

A campanha nacional é inspirada no "Bike To Work Day", um evento anual realizado em várias partes do mundo para promover a bicicleta como uma alternativa de transporte para o trabalho. E o mês de maio é considerado o mês da bicicleta no ambiente funcional, sendo que cada país escolhe sua data.

No Brasil, a campanha é organizada pelo site "Bike Anjo", uma rede de ciclistas experientes e apaixonados pelo seu meio de transporte que ajudam pessoas que querem aprender a andar de bicicleta nas cidades com mais segurança. E desde 2013 a iniciativa tomou corpo nacional, com adesão de empresas, ONGs, órgãos públicos e entidades voltadas à prática ciclística.

Mudança no estilo de vida
Como o exemplo deve vir de dentro, no HU-UFGD os colaboradores podem se inspirar na prática do chefe da Divisão de Gestão de Pessoas, Rosemar José Hall, que há um ano adotou a bicicleta como modalidade de exercício físico e, mais recentemente, como meio de transporte para locomoção ao trabalho.

De duas a quatro vezes por semana, o colaborador deixa o carro na garagem de casa e pedala até o hospital, além de, em alguns dias, acordar mais cedo para fazer trajetos de uma hora, antes do trabalho e também nos finais de semana.

Ele conta que, aliada à outras práticas saudáveis, a bicicleta o auxiliou na perda de 18 quilos e melhorou em muito sua autoestima, sua qualidade de vida e sua disposição. E as pessoas, ele diz, enxergam esse seu novo estilo de vida de forma positiva, elogiando e incentivando.

"Muitas vezes eu chego ao trabalho de bicicleta e percebo que os colegas consideram uma prática legal, se sentido até incentivados a fazerem também. E eu acredito na bicicleta como forma de melhorar a qualidade de vida e a do trânsito. Mas isso só acontece se houver adesão das pessoas e do poder público. E uma das formas de as pessoas aderirem é ter prazer em andar de bicicleta, como no Japão e em países da Europa, onde trabalhadores de terno e gravata a usam como meio de transporte, sem preconceito. Dourados, por ser um lugar com vias planas, tem tudo para se tornar a cidade da bike", incentiva.

Apesar de ainda simples, no HU-UFGD, os colaboradores que usam bicicleta têm um espaço reservado no estacionamento para acomodarem seu meio de transporte, próximo à entrada dos servidores.

Comente esta notícia