Lideranças indígenas decidiram bloquear hoje pela manhã um trecho da rodovia MS-156 com pedaços de madeira e impediram o acesso de motoristas a Dourados. Somente veículos de emergência eram liberados para passar.
Os indígenas decidiram pela ação como forma de protesto contra a Prefeitura de Dourados que não atende às reivindicações por aumento salarial e melhora na infraestrutura no setor educacional indígena. “As escolas indígenas estão superlotadas com mais de 50 alunos por sala e as estradas para se chegar ao local estão em péssimas condições de uso”, disse a professora Neusa Meireles Quirino, em entrevista ao site Dourados News.
De acordo com as lideranças, há mais de 600 alunos fora da sala de aula e 250 estaria estudando no município vizinho Itaporã.
A secretária municipal de educação, Marinisa Mizoguchi, disse que a Prefeitura está dialogando com os indígenas. “Todas essas propostas demandam tempo, e o orçamento do município não pode ser ultrapassado porque então ficaríamos trabalhando fora da lei orçamentária”, justificou em entrevista ao Dourados News.