00:00:00 Sábado, 12 de Outubro de 2024


Dourados Sexta-feira, 25 de Setembro de 2015, 14:01 - A | A

Sexta-feira, 25 de Setembro de 2015, 14h:01 - A | A

Fim da Greve

INSS volta a atender na próxima semana em Dourados

Os servidores estão aguardando a assembleia com o representante da Fenasp ele também faz parte do comando de greve e esteve negociando com o governo

Rogério Vidmantas
De Dourados para o Capital News

Arquivo/Dourados News

INSS volta a atender na próxima semana em Dourados

Servidores estavam parados desde o dia 13 de julho

Os servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), após pouco mais de dois meses de greve e negociando com o governo aceitaram as propostas e voltam ao trabalho na próxima semana, em Dourados, segundo informou ao Dourados News o técnico do seguro social da agência local, José Anibal Ortiz.

Em algumas regiões do Estado e também do país muitos já retornaram os atendimentos à população. “Depois de muita negociação, conseguimos chegar a um acordo e então na próxima semana retornamos ao trabalho. A questão agora é acertar os detalhes com a gerência de como será feito os atendimentos, por conta do período que estávamos em greve e acumulou os processos”, explicou o servidor.

Ele disse ainda que as agências de Fátima do Sul, Maracaju, Amambai e Ivinhema já retornaram os atendimentos.

Em Dourados, os servidores estão aguardando a assembleia com Henrique Martini, que é representante da Fenasp (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) e também faz parte do comando de greve e esteve negociando com o governo.

“Era para acontecer essa assembleia hoje, mas como ele continua em Brasília não será possível, então na semana que vem ele vai nos repassar os informes do que realmente ficou definido, pois na pauta havia várias reivindicações”, comentou Ortiz.

Ele adiantou que entre as reivindicações da categoria foi definido o reajuste salarial de 11%, divididos em duas parcelas, sendo a primeira em agosto de 2016 e a outra em janeiro de 2017; conseguiram também a melhoria do valor da aposentadoria devido a fixação da medida dos últimos cinco anos da chamada Gdass (Gratificações de Desempenho), que também foi dividida em três anos, começando em janeiro de 2017; pagamento adicional de insalubridade para os servidores que não o recebia; acertado o reajuste dos benefícios sociais tais como vale alimentação e auxilio creche e a manutenção para o próximo concurso com 950 vagas, sendo 800 para técnicos e 150 para assistentes sociais.

Greve

Em Dourados, os servidores aderiram à greve no dia 13 de julho, porém já havia iniciado em outras regiões do país, dias antes. Durante a paralisação a categoria fez várias manifestações na cidade.

Entre as reivindicações da categoria estão reajuste e remuneração de acordo com a inflação, incorporação das gratificações plano de cargos e carreira, 30 horas de trabalho para todos os servidores, concurso público para repor quadro funcional, fim do assédio moral, contra as terceirizações e ainda isonomia salarial e paridade entre ativos e aposentados entre outros.

A Fenasps buscava 27% na reposição salarial, fora as outras reivindicações feitas pela categoria, que segundo José, os trabalhadores não têm reposição desde 2012, quando o valor também foi parcelado.

Comente esta notícia