Domingo, 19 de Maio de 2024


Dourados Segunda-feira, 09 de Junho de 2014, 07:56 - A | A

Segunda-feira, 09 de Junho de 2014, 07h:56 - A | A

Jovens buscam oportunidade no mercado de trabalho

taciane Peres - Capital News

A Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável) e o Ciat (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador) estão intensificando as ações do projeto “Programando o Futuro”, voltado para o menor aprendiz. “A proposta é colocar o maior número de menores aprendizes no mercado de aprendizagem para o trabalho, fazendo parte de uma estratégia para garantir pessoal qualificado para atender o comércio, indústria e serviços no futuro. Isso vai garantir um futuro melhor para esses jovens”, explica Neire Colman, secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

De acordo com a técnica da Semdes, Dulcinéia Araújo, que atua no projeto, a secretaria tem em torno de 200 menores cadastrados para o projeto, dos quais 32 já estão trabalhando e fazendo cursos profissionalizantes pelo Senai ou Senac. Outros 27 vão participar do processo seletivo no dia 16. Para ser aceito como melhor aprendiz, é preciso passar por um processo seletivo aplicado pelo Senai e Senac. Aprovados, eles precisam frequentar um curso nessas instituições e conseguir uma vaga de trabalho em alguma empresa, intermediação esta que é feita pelo Ciat. O menor precisa ainda estar matriculado e estudando uma escola regular, segundo Dulcinéia.

Jornada

De acordo com informações do site Dourados News, a jornada semanal consiste em dois períodos para o curso de qualificação no Senai (área de indústria) ou no Senac (área de comércio e serviços) e os outros três atuando na empresa. O menor aprendiz recebe uma bolsa pelo trabalho na empresa e frequenta gratuitamente o curso. Podem se candidatar a receber um menor aprendiz qualquer empresa. Estão obrigadas a oferecer vagas, conforme a Lei 10.097 de dezembro de 2000, empresas que com 100 ou mais funcionários. As empresas interessadas podem entrar em contato com Ciat, na Avenida Weimar Gonçalves Torres, 1.680-B, para a entrevista.

Dulcinéia informa que o Ciat tem recebido diariamente currículos de menores aprendizes, que são pessoas com idades entre 14 e 17 anos. Há ainda um programa que contempla os aprendizes, que são aqueles com idades entre 18 e 24 anos. As empresas interessadas nessa modalidade também podem procurar o Ciat. Faz parte do projeto “Programando o Futuro” as ações, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, nos Cras (Centros de Referência da Assistência Social), quando a equipe da Semdes orienta sobre temas como preparação para o emprego, como digitar um currículo e como se portar numa entrevista de emprego. Os adolescentes e jovens interessados nas palestras ou em se cadastrar no Ciat para concorrer a uma vaga de menor aprendiz podem fazê-lo no Ciat ou no Cras do bairro onde residem. O atendimento no Ciat é de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Comente esta notícia