O município de Dourados está recebendo kits para teste rápido da sífilis.
O novo teste rápido conta com a tecnologia norte-americana que detecta a doença em 15 minutos.
Em Dourados, os kits começaram a chegar nesta semana e por enquanto os testes serão feitos em mulheres grávidas encaminhadas pelas unidades básicas de saúde, de acordo com a necessidade médica.
Os testes serão feitos na sede do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, na Rua dos Missionários, 420, no Jardim Caramuru.
A sífilis é uma doença infecciosa que pode levar a complicações. Associada à maternidade, é capaz de provocar aborto espontâneo, parto prematuro, baixo peso em recém-nascidos ou natimorto, e a “sífilis congênita”, que acomete cerca de um terço dos recém-nascidos de mulheres com sífilis não tratada.
No Brasil pelo menos 48 mil gestantes são infectadas por sífilis, o que representa quatro vezes mais do que a prevalência de HIV. O Ministério da Saúde estima 12 mil casos de sífilis congênita por ano, com taxa de óbito de 25% a 40%.
Em Dourados, de janeiro a novembro deste ano, foram diagnosticados 178 casos de sífilis no laboratório do programa.
A partir de março de 2012, Dourados também começa a adotar o teste rápido para detectar hepatites virais.
Em Dourados, de janeiro a novembro foram diagnosticados 42 casos de hepatite B e 33 casos de hepatite C. No mesmo período foram realizados 3.266 exames de hepatite B e 1.814 de hepatite C.